Pular para o conteúdo
Cotidiano

Paraguai constrói valas para impedir entrada de estrangeiros na fronteira com MS

Como forma de impedir a passagem de estrangeiros e minimizar o risco de contaminação com o coronavírus (Covid-19), o Paraguai abriu valas na cidade de  Ypejhú, na fronteira com o município sul-mato-grossense de Paranhos. Nesta sexta-feira (20), testemunhas flagraram o maquinário trabalhando. Autoridades locais apontam que a medida é necessária tendo em vista a fronteira […]
Arquivo -

Como forma de impedir a passagem de estrangeiros e minimizar o risco de contaminação com o coronavírus (Covid-19), o abriu valas na cidade de  Ypejhú, na fronteira com o município sul-mato-grossense de . Nesta sexta-feira (20), testemunhas flagraram o maquinário trabalhando. Autoridades locais apontam que a medida é necessária tendo em vista a fronteira seca que facilita acesso ao Brasil.

O país vizinho vem tomando uma série de medidas drásticas para garantir a segurança da população. Conforme já noticiado, foi adotado toque de recolher nas cidades fronteiriças, das 20 horas da noite àss 4 horas da manhã, além disso, o exército fechou rotas de entrada no país e determinou também o fechamento de estabelecimentos comerciais e escolas.

De acordo com o site A Gazeta News, na fronteira entre Capitan Bado (PY) e Coronel Sapucaia, estáo completamente proibida a passagem de brasileiros para o outro lado. O mesmo acontece em Pindoty Porã, na fronteira com , em Bella Vista Norte, na fronteira com Bela Vista, em Salto del Guaíra, na fronteira com Mundo Novo e em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã.

Brasil

O governo brasileiro decidiu pela restrição, excepcional e temporária, da entrada de estrangeiros pelas fronteiras do país. A Portaria nº 125 vale para cidadãos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa e vale pelo prazo de quinze dias desde quinta-feira (19). A medida veta a entrada por rodovias ou meios terrestres. Será editada uma Portaria específica em relação às fronteiras terrestres com o Uruguai.

O restrição decorre de recomendação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como objetivo impedir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). A medida não se aplica a brasileiros, imigrante com autorização de residência definitiva,  ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional e ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo Brasileiro.

Está liberado o tráfego do transporte rodoviário de cargas, o tráfego de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre, além da execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias. A Portaria é assinada pelos ministros da Casa Civil, Braga Netto; da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

prefeitura de campo grande

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Brasil

Entidades pedem que governo crie Comissão da Verdade Indígena para apurar crimes da ditadura

A proposta é um desdobramento das conclusões de uma Comissão de 2014 que reconheceu a morte de ao menos 8.350 indígenas no regime militar

Polícia

Motorista de acidente que causou morte de adolescente recebe liberdade provisória

Adolescente de 17 anos morreu no último sábado (18), em Dourados. Motorista de 18 anos estava embriagado, participava de 'racha' e bateu contra muro residencial

Cotidiano

Turista é flagrado fazendo coco na rua em Bonito e levanta debate sobre banheiros públicos

Prefeito alega que espera verbas para a construção de um banheiro na praça central

Cotidiano

Museu Histórico da Fronteira é implementado em patrimônio cultural de Ponta Porã

Decisão da 3ª Vara Cível do município ordena que o estado prossiga com obras de restauração em prédio histórico