5 dicas para escolher o pneu certo para o seu carro

A hora de escolha de um veículo novo, ou usado, pode acabar gerando uma indecisão enorme para os compradores, que precisam avaliar toda uma questão de preço, utilidade e potência do veículo como um todo – e isso não é diferente na hora de escolher um bom pneu para o seu veículo. Sabendo disso, o site ReviewAuto separou 5 para escolher o pneu certo para o seu carro.

Por serem componentes essenciais para o bom funcionamento do veículo e para a sua segurança, os pneus devem estar sempre muito bem calibrados e com ótimas condições para o seu uso. Além disso, o alinhamento e o balanceamento são outros cuidados diários de extrema importância para a que a qualidade do seu pneu se mantenha, assim como observar frequentemente o tempo de troca dele.

1 – Procure por pneus mais duráveis

Esta é sem sombra de dúvidas uma das mais importantes para a segurança do seu veículo em relação a qualidade dos pneus, já que a durabilidade do objeto depende da forma com a qual o motorista acaba utilizando o veículo. Pneus mais duráveis, com um material de melhor qualidade, costumam significar bom desempenho em boa parte das estradas ruas trafegadas pelo motorista.

Para isso, verifique a treadwear, um desenho da banda de rodagem que funciona como um indicador de durabilidade do pneu, estando diretamente ligado à velocidade de desgaste do material. O quanto um pneu perde de borracha é determinada em valores que variam de 60 à 620, sendo 100 o número de referência e, quanto maior o valor apontado por este desenho, maior será a duração do seu pneu.

 

escolha do pneu certo

2 –  Fique atento a banda de rodagem adequada

A banda de rodagem é definitivamente um dos fatores mais importantes de um pneu. Isso porque é ela que garante toda a dirigibilidade, capacidade de dispersão de água, tração, boa frenagem e quilometragem ideal para cada tipo de carro, o que faz com que ela seja alvo de uma atenção muito necessária por parte dos motoristas compradores.

 

3 – Melhor conforto na hora de dirigir

Para um motorista que precisa dirigir todos os dias, seja para uma ida ao trabalho ou outro lugar, poucas coisas são melhores do que um conforto na hora da direção – algo que tem tudo a ver com o pneu do veículo. Por isso, saiba qual o tamanho do pneu indicado para o seu tipo de veículo, já que, mesmo que um perfil menor signifique uma melhora na estética, isso pode acabar tornando o seu carro mais desconfortável na hora da direção.

escolha do pneu certo

4- Saiba qual é o melhor pneu para dias de chuva

Dirigir na chuva sempre foi uma preocupação para grande parte dos motoristas, principalmente os iniciantes. O avanço nas tecnologias utilizadas em pneus para chuva, indicados na banda de rodagem, permitem que o seu veículo esteja melhor preparado para a direção nestas condições, evitando que camadas de água se formem entre o pneu e o asfalto e, assim, impedindo derrapagens frequentes.

5- Tenha um melhor controle na sua direção

E a banda de rodagem do pneu está novamente por aqui, dessa vez para garantir que o motorista controle melhor o seu carro. Quanto menor for o treadwear do seu pneu, melhor será a aderência do mesmo, e quanto mais largo ele for, melhor controle você terá do seu veículo.

escolha do pneu certo

Pneus sustentáveis

Também conhecidos como pneus verdes, os pneus sustentáveis estão se tornando cada vez mais uma boa opção para aqueles que querem trocar o jogo de pneus. Tudo isso porque, além de ser menos agressivo ao meio ambiente, demorando muito menos tempo para se decompor, o produto oferece um desempenho fenomenal, garantindo menor incidência de ruídos e, também, menor consumo de combustíveis.

5 dicas para escolher o pneu certo para o seu carro
Mais notícias