Saiba como aproveitar o Natal Luz de Gramado

O famoso Natal Luz de Gramado já faz parte do imaginário de boa parte dos viajantes brasileiros. A cidade da Serra Gaúcha, situada a 125 quilômetros de Porto Alegre, é responsável pelo evento de Natal mais badalado do país, que acontece desde 1986.

A charmosa cidade, que já encanta naturalmente com suas construções de arquitetura alemã, seus inúmeros atrativos e pontos turísticos, nesta época do ano fica ainda mais apaixonante com suas ruas enfeitadas de luzes e decoração temática, além de realizar diversos espetáculos natalinos de música, dança e arte. Nesta temporada, o evento se iniciou no final de outubro e está previsto para seguir até 12 de janeiro de 2020. A expectativa é de que mais de dois milhões de visitantes passem pela cidade até a data.

A programação do evento inclui: Desfile A magia do Noel, uma parada cheia de magia e efeitos lúdicos para contar a história da data; o Show do lago Illuminations, um espetáculo repleto de efeitos especiais, bailarinos, coral, percussionistas, fogos, águas dançantes e muito mais; Teatro A Lenda do Bosque de Natal, que conta a história de uma bela vila escondida no Bosque dos Pinheiros de Natal e seus moradores; o Tannenbaumfest, encontro com música que integra população local e visitantes à decoração da cidade. Além de Parada de Natal, Árvore Cantante, Vila de Natal e muito mais.

Para quem visita Gramado durante o período, vale lembrar que a cidade fica bastante cheia e os espetáculos são muito procurados, portanto, é importante comprar seus ingressos com antecedência. Para ficar bem próximo dos desfiles de Natal, a dica é se hospedar na região da avenida Borges de Medeiros. As pousadas em Gramado oferecem opções para famílias, grupos de amigos e casais.

Lá, também é importante se planejar com os horários, já que o fluxo de pessoas gera um transito atípico para a cidade e nem sempre é possível encontrar um taxista ou motorista de aplicativo disponível. Outra dica importante é sobre o clima. Apesar de estarmos entre a primavera e o verão, o clima serrano da cidade permanece mais frio, principalmente durante os eventos noturnos. Vale a pena levar uma blusa para não ser pego de surpresa.

E, para aproveitar tudo o que a região tem a oferecer, a dica é estender a visita a alguns pontos importantes, como o Lago Negro, o Snowland, as lojas de chocolate, os parques Mini Mundo e Mundo Encantado, os museus Dreamland e Harley Motor Show, entre outros. Além das cidades vizinhas, como Canela e São Francisco de Paula.

Como chegar

De avião, pode-se chegar tanto via Porto Alegre, 125 quilômetros, quanto Caxias do Sul, 65 quilômetros. Dessas cidades, existem opções de carros para aluguel, taxi, aplicativos de mobilidade ou transfer para chegar até a região serrana. Para circular pela cidade, não é preciso ter carro, principalmente dada a dificuldade de estacionamento no centrinho.

 Há diversas opções de hospedagens em Gramado. A cidade conta com uma rica oferta hoteleira, portanto o visitante pode escolher de acordo com seu gosto e bolso.

Mais notícias