Tour com poesia e música agita tarde de domingo em Campo Grande

Passeios integraram história e cultura

Uma tarde conhecendo a cultura e a história da cidade de Campo Grande, essa foi a ação promovida pelo projeto “Poesias Esfumaçadas” no último domingo (04). Foram realizados dois passeios do intitulado “City Tour Poético- Musical”, nos quais a cidade foi apresentada sob nova ótica, tanto para turistas como para moradores antigos. “O projeto surgiu com a intenção de levar informação e cultura para as pessoas, pois temos que viver a literatura, viver a arte, foi uma experiência maravilhosa”, afirma José Carlos Djandre Rolim, autor do livro de poesia que dá nome ao projeto, e que foi distribuído a todos os participantes.

No roteiro dos passeios, com duração aproximada de 1h30 cada, estavam os principais monumentos, locais históricos e pontos turísticos e culturais da cidade, que foram apresentados pelo guia turístico Eziquiel Cavalheiro. “Eu nasci aqui, fui criado aqui e com 60 anos de idade não sabia de muitas coisas que ele falou hoje sobre Campo Grande. Foi uma experiência maravilhosa, aprendi coisas que não estão nos livros” conta o engenheiro eletricista Celso Marlei dos Santos. Durante o trajeto haviam pausas para declamações de poesias do livro “Poesias Esfumaçadas (eis o medo a dor e a espera)” e apresentações de música regional, com voz e violão de Edson Galvão.

Em uma ação de inclusão sociocultural, o primeiro passeio foi destinado a idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, buscando oferecer momentos de rememoração. A segunda viagem foi aberta a turistas e a toda a população campo-grandense. “Achei fantástica essa inclusão da melhor idade, você via o brilho nos olhos dos participantes”, relata Suzamar Rodrigues, gestora e fiscal de projeto da SECTUR. Para o futuro, o desejo dos organizadores é poder realizar novos passeios, atendendo a um desejo do público. “Eu gostaria que esse projeto não fosse somente pontual. Gostei muito da ideia e tomara que continue, Campo Grande merece”, defende a psicóloga Tânia Comerlato.

Serviço: A ação “City Tour Poético-Musical” integra o projeto cultural “Poesias Esfumaçadas”, tem apoio do Fundo Municipal de Investimentos Culturais/FMIC por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), foi idealizada pela gestora cultural Iara Vieira e produzida pela Quiquiho Produções.

Mais notícias