Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Depois de mais de um ano, equipamento doado ao HC entrará em funcionamento

Tratamentos de radioterapia serão ampliados

Entre o anúncio da doação e o início do funcionamento do Acelerador Linear, que será inaugurado nesta terça-feira (16) às 9h na sede do HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão), passaram-se 1 ano e 5 meses. Com o novo equipamento o hospital espera aumentar em 100% o número de atendimentos a pacientes de radioterapia.

A reforma do bunker para abrigar o novo aparelho foi iniciada em janeiro de 2017, após autorização da CNAE (Comissão Nacional de Energia Nuclear), que aconteceu em dezembro de 2016. Segundo o presidente do HCAA, Carlos Alberto Coimbra, o projeto de reforma pode ser enviado somente em outubro do ano passado, a pedido da própria comissão. 

O Acelerador Linear da marca Elekta, é projetado para ser usado em tratamentos de terapias por radiação de doenças neoplásicas malignas (câncer) e substituirá equipamento que estava em uso por mais de 20 anos. Com a máquina, que foi doada ao Governo do Estado pela Associação de Combate ao Câncer de Goiás no início de 2016, o hospital pretente aumentar de 50 para 100 pacientes/dia, dobrando os atendimentos no setor de Radioterapia da instituição.

Você pode gostar também