Vai trabalhar no home office? Conte com a ajuda de uma VPN

Para trabalhar tranquilamente no home office, você precisa garantir que alguns detalhes básicos estejam em ordem. Ter uma boa VPN instalada em seus dispositivos são, certamente, uma dessas medidas indispensáveis. Isso porque apenas com ela você terá a garantia de poder realizar suas tarefas em casa sem se preocupar com a segurança dos dados do seu trabalho enquanto eles transitam pela internet do seu lar até a sua firma.

As redes virtuais privadas (VPNs)

Ao usar a internet, os usuários estabelecem um tráfego de dados entre os seus computadores e a rede. Esse fluxo entre os dois polos costuma ser aberto e facilmente acessível, o que acaba por permitir que terceiros tenham acesso a tudo que nele transita. E assim, seus dados de navegação podem ficar expostos para seu empregador, seu provedor de internet ou mesmo para hackers mal-intencionados.

Isso pode ser bastante problemático quando você está fazendo transferência de arquivos não públicos ou se comunicando de forma privada. E o nível de ameaça só faz aumentar quando você está usando uma rede Wi-Fi pública, como as encontradas em cafeterias, aeroportos e hotéis, porque nesses locais você não tem nem ideia de quem está conectado àquela rede.

Para se proteger contra esse cenário, a melhor estratégia é usar uma rede virtual privada (VPN), que é uma ferramenta capaz de criar um “túnel” de criptografia ao redor da sua navegação. Com isso, você garante uma camada extra de segurança para os dados dentro da sua conexão, impedindo que eles sejam vistos por partes não autorizadas.

 

Vantagens da VPN no home office

1) Segurança

A primeira vantagem do uso de um servidor VPN ocorre no quesito segurança. Isso porque, como explicado anteriormente, conexões sem essa proteção acabam correndo vários riscos. E, embora, por vezes, esses se apresentem de forma mais branda, como propagandas publicitárias baseadas em suas buscas no Google, essa não é a realidade a todo momento.

Em certas ocasiões, sua navegação pode ficar sujeita a ameaças consideravelmente mais danosas. É o caso de quando sua conexão é interceptada por agentes maliciosos, que buscam coletar informações sensíveis como senhas de acesso, dados bancários e demais arquivos confidenciais.

Para se proteger contra tudo isso e garantir a segurança dos seus dados, é altamente recomendável que você instale uma VPN em seu computador. Mas atenção: nem todas as VPNs são iguais, e você deve buscar um serviço de qualidade para evitar dores de cabeça.

De acordo com a avaliação do site especializado vpnConfiável, as melhores VPNs são aquelas que garantem ao usuário uma boa experiência em matéria de velocidade, privacidade e confiabilidade. Como recomendação de serviço, a página aponta a Express VPN como uma das provedoras mais confiáveis do mercado.

2) Desbloqueio de sites

Uma segunda vantagem no uso de VPNs é o desbloqueio de serviços e páginas que apresentam limitações geográficas. Isso é feito com a habilidade das VPNs de “mascarar” o endereço IP de seus usuários, o que torna possível a eles “esconder” suas reais posições no globo e acessar qualquer plataforma que desejem.

Essa função pode ser especialmente proveitosa para quando você necessita fazer buscas ou tarefas em sites que estejam bloqueados, ou censurados pelo governo. Portanto, se você estiver numa viagem a um país como a China, ter uma VPN em mãos será indispensável.

E não é só no quesito trabalho que esse recurso dá frutos. Como você consegue ocultar sua localização dos olhos de terceiros, você ganha acesso a diversos sites de entretenimento que antes estavam limitados a outras regiões do planeta. Por esse motivo, possuir os serviços de uma das melhores VPNs para BBC iPlayer ou Netflix, por exemplo, pode ser uma ótima pedida para quando você estiver preso em casa.

Mas cuidado: caso esteja usando uma VPN empresarial fornecida pelo seu empregador, recomendamos que você não a use para fins diversos, como acesso a páginas de streaming ou pornografia. Afinal, na contramão do dito até aqui, esse tipo de VPN não impede seu chefe de visualizar o histórico das suas atividades online. Então para evitar eventuais constrangimentos, é melhor se precaver.

Vai trabalhar no home office? Conte com a ajuda de uma VPN
Mais notícias