Trabalho produtivo em confinamento: conheça o EMZ e outras soluções essenciais

Trabalho remoto pode ser mais cômodo do que o escritório convencional, mas ainda traz certas dores de cabeça. Para elas, alguns “macetes” podem ser o remédio ideal.

Recentemente, o mundo foi lançado bruscamente num grande experimento internacional laboral. Nunca tanta gente começou a trabalhar de casa simultaneamente quanto nos últimos meses. Mas para situações desesperadas, existem medidas ainda mais desesperadas – mas que eventualmente podem dar certo.

Não se engane: trata-se de desespero. Dezenas de milhares de empresas foram impedidas de produzir bens e serviços propriamente sem comprometer a saúde de trabalhadores e clientes. Não houve o planejamento para mobilizar tanta gente para trabalhar de maneira remota.

Nesse contexto, muitos processos e relações acontecem de maneira torta e ainda precisarão passar por muitos ajustes. Mas enquanto essas mudanças são diagnosticadas e atacadas, todos podemos nos informar mais sobre questões técnicas costumeiras para não ficar na mão de algum funcionário de T.I. sobrecarregado de demandas ou de gerentes impacientes.

 

Trabalho produtivo em confinamento: conheça o EMZ e outras soluções essenciais

EMZ: comprimir para progredir

Em situações de trabalho remoto, nem tudo funciona sempre como gostaríamos. Ainda que num mundo de comunicações integradas em alta velocidade, a comunicação pode ser um problema central.

Houve muitos avanços de softwares de teleconferência ultimamente. A oferta deles é imensa. Mas quando a acaba, os trabalhadores precisam transformar ideias postas gogó afora em prática – e o pode azedar nesse momento.

O compartilhamento de arquivos de diferentes tipos pode ser dificultado por barreiras técnicas, como problemas de transferência entre computadores. Os arquivos comprimidos são uma maneira interessante de tornar mais fácil a passagem de arquivos entre máquinas, por exemplo.

As imagens são arquivos que podem ser muito pesados. Frequentemente, o formato EMF (“Enhanced MetaFile”) é utilizado para imagens de alta qualidade e voltadas à impressão em computadores Windows. Muita gente não sabe, mas existe uma versão comprimida (ou “zipada”), que pode agilizar a troca de imagens EMF: o arquivo EMZ.

Portanto, se você quer transferir imagens de maneira ágil, não deixe de conferir https://comeaprire.com/pt/extension/emz/ para conhecer mais sobre o EMZ.

Outra maneira inteligente e gratuita de comprimir imagens é com ferramentas digitais. O TinyPNG é uma ótima opção para reduzir o peso de imagens sem perder qualidade: o site reduz a quantidade de cores na imagem de maneira a não prejudicar a qualidade, mas diminuir a quantidade de dados a se processar para abrir a imagem – ou seja, torna-a mais leve.

 

Trabalho produtivo em confinamento: conheça o EMZ e outras soluções essenciais

Mão amiga robótica

Para trabalhadores que trabalham no regime remoto, a vida pode ser muito estressante. Uma equipe poderia vir a calhar em muitas ocasiões para suprir funções caras ou demoradas demais para lidar por conta própria.

No entanto, quando o assunto é difundir postagens em redes sociais ou fazer o disparo de e-mails, há boas opções de ferramentas de automatização e gestão inteligente.

Para as redes sociais, o Hootsuite é uma das mais tradicionais e certeiras ferramentas. Com ele, é possível coordenar publicações em redes sociais diferentes, agendar postagens, monitorar as tendências de discussões e analisar o impacto das comunicações feitas – entre muitos outros recursos. Também é uma das ferramentas do gênero com o melhor custo-benefício.

Já no campo do marketing por e-mail, o Mailchimp é a grande sensação. Talvez você já tenha ouvido falar dessa plataforma. Ela permite criar boletins e listas de contatos para disparo automático de correspondências. Não apenas isso, mas também fornece toda a estrutura de criação das correspondências, com soluções graficamente muito bonitas e interessantes.

O Mailchimp também fornece outros serviços úteis para lidar com a clientela digital – como uma ferramenta de pesquisa online, ideal para sondar opiniões sem perder o sono elaborando listas de contatos e ajustando o formato da enquete.

Trabalho produtivo em confinamento: conheça o EMZ e outras soluções essenciais

Quem organiza os organizadores?

A gestão de tarefas em situações de trabalho remoto encara um sério obstáculo para a paciência e, muitas vezes, para a produtividade: reuniões em videoconferência. Claro que essas ocasiões são centrais para as pessoas comunicarem devidamente seus pensamentos. Mas elas podem ser usadas à exaustão e isso acaba com o dia de qualquer um.

Felizmente, algumas soluções foram criadas para endereçar esse problema – mais especificamente: agendas virtuais interativas. O Trello é uma das mais simples e eficientes.

Trata-se de um painel de notas, que pode ser atualizado em tempo real por membros de uma equipe. A interface é simples e permite compartilhamento de textos e outros tipos de arquivo. Mais de um painel pode ser criado, com diversas notas internas.

Para usos mais voltados à organização de equipes complexas, o Monday é uma ferramenta que pode ser mais interessante. Diferentemente do Trello, ela já foi pensada para o contexto corporativo.

No Monday, cada empresa cria um espaço de trabalho virtual, que pode ser dividido por setores. Cada setor tem seu painel, com muitas possibilidades de atualização de status e personalização.

Por fim, sempre é possível usar o Sheets de maneira gratuita. Ele replica a interface já tradicional do Microsoft Excel, com funcionalidades bastante similares e um bônus: interação em tempo real.

A vantagem adicional do Sheets é servir tanto como painel de comunicação e delegação de tarefas (como o Trello e o Monday) quanto como plataforma de criação de trabalho – alimentação de bases de dados de sites, por exemplo.

Trabalho produtivo em confinamento: conheça o EMZ e outras soluções essenciais
Mais notícias