Segurança digital: saiba como evitar que a sua empresa perca dados

Medidas como senhas criativas e backups regulares são essenciais para tornar as informações de sua organização mais seguras.

O século 21 é marcado pelas conexões e interações virtuais, de forma que muitas das atividades diárias são realizadas por meio do uso do computador e da internet. Assim, as empresas tiveram que se adequar à nova realidade, aderindo um sistema de rede de serviços e dados que permitisse o funcionamento virtual.

Entretanto, junto à modernização dessas operações, também cresceu o número de ataques cibernéticos direcionados a empresas. Independentemente de seu negócio ser grande ou pequeno, os novos tempos exigem que se priorize a segurança das informações da empresa, protegendo dados importantes.

Esses dados podem ser, por exemplo, dados confidenciais, contratos, informações sobre seus clientes ou suas operações, planos de negócios ou movimentação financeira. Informações que, se obtidas por pessoas mal intencionadas, podem comprometer o seu negócio.

Dicas para proteger seus dados virtuais

Abaixo, conheça mais sobre algumas práticas que podem ser adotadas para aumentar a proteção de sua empresa e evitar que seus dados sejam hackeados.

Criptografia

Procure criptografar seus dados e arquivos, como planilhas e documentos, pois isso garante que eles não sejam acessados por hackers. Criptografar os acessos que ocorrem em sua empresa também é válido. A criptografia faz com que os dados fiquem indecifráveis para pessoas sem acesso autorizado.

Senhas fortes

Seja criativo na hora de decidir as senhas de acesso da sua empresa, como de redes sociais, e-mails e arquivos confidenciais, por exemplo. Evite formar senhas baseadas em datas de aniversários, endereço da empresa ou de casa, nomes de parentes próximos ou de bichinhos de estimação — informações sobre você que outras pessoas podem descobrir facilmente.

O ideal é que suas senhas sejam formadas com o uso de letras maiúsculas e minúsculas e de caracteres especiais, tais como “!”, “#” e “@”. Trocar a senha com regularidade é outra tática apropriada, pois isso diminui as chances desses dados serem acessados.

 

Não use softwares piratas

Procure sempre utilizar softwares originais. As versões piratas estão diretamente relacionadas à presença de malwares nas máquinas de uma empresa. Eles são responsáveis por causar dano aos equipamentos de sua organização, além de terem potencial para roubar senhas e dados da empresa.

A opção por comprar softwares originais será benéfica, pois você reduz as chances de ter um malware em algum computador e também aproveita as funcionalidades dos aplicativos da versão original. Assim, não há riscos de eles apresentarem um problema que aconteceria na versão pirata, e sua máquina fica mais segura.

Ainda sobre a questão dos softwares, também é importante atualizá-los frequentemente. Cada nova atualização corrige bugs e eventuais problemas de vulnerabilidade no sistema. Isso sem contar que os aplicativos podem apresentar novas funcionalidades.

Faça backups

Caso aconteça algum imprevisto com sua rede, a última coisa que você vai desejar é que todas as suas informações e arquivos sejam perdidos. Por isso, é fundamental que faça backups com regularidade. O backup é uma cópia de segurança de seus dados e arquivos, que ainda possibilita a recuperação dos mesmos.

Esse backup pode ser feito de diversas formas, como pelo uso de HD externos ou da tecnologia em nuvem, chamada de cloud storage. Muitas empresas oferecem esse serviço, no qual os dados copiados ficam armazenados em servidores protegidos, com a vantagem que você pode acessá-los on-line.

Um benefício desse modelo é que você pode acessar tais dados de qualquer máquina com acesso à internet, o que facilita muito o gerenciamento. Outro aspecto importante é a necessidade de uma rotina de backups, realizando-os periodicamente. Assim, todas as novas informações de sua empresa ficarão salvas.