Murilo diz que licitações do Aquário do Pantanal serão abertas na próxima semana

Obras na cobertura metálica e troca de vidros devem retomar o canteiro que espera conclusão desde 2011

O governador em exercício Murilo Zauith (DEM) afirmou, nesta sexta-feira (16), que as primeiras licitações para a retomada das obras do Aquário do Pantanal serão abertas na próxima semana, antecipando a última estimativa divulgada pelo Governo do Estado, que previa abertura em setembro.

As concorrências envolvem as obras na cobertura metálica e na troca de vidros do Aquário. A expectativa é de que as empresas vencedoras sejam conhecidas após 60 dias e os trabalhos comecem ainda neste ano. “Com certeza absoluta”, garante Murilo. “Os recursos estão certos e são de compensação ambiental”.

A próxima etapa de obras envolve a parte de monocopa e os forros internos da biblioteca e do auditório e, na sequência, a impermeabilização dos tanques.

O Governo de MS dividiu em cinco eixos de licitação para concluir o Aquário do Pantanal: Construção civil; sustentação à vida; maquinário; parte elétrica, que vai rodar os 5 milhões de litros de água; e a parte dos tanques de acrílico, com a manutenção deles.

Até maio deste ano, o Governo tinha R$ 70 milhões no Fundo de Compensação Ambiental, mas a expectativa é de que seja utilizado pouco mais do que a metade deste recurso.

Segunda vez

Em janeiro de 2018, o Governo do Estado chegou a anunciar a retomada das obras e conclusão até o fim do mesmo ano. Duas empresas foram contratadas por R$ 38,7 milhões para concluir o Aquário do Pantanal sem processo licitatório, após assinatura de um termo de acordo entre Governo do Estado, MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

No entanto, em julho, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, proibiu que o Governo do Estado contratasse as empresas sem licitação. O magistrado aceitou pedido feito pelo promotor Marcos Alex Vera, da 30ª Promotoria de Justiça, em ação civil pública. Este imbróglio segue na Justiça.

Murilo diz que licitações do Aquário do Pantanal serão abertas na próxima semana
Mais notícias