Governo cria comitê para fiscalizar programa que dá descontos a jovens em eventos

Programa Identidade Jovem é voltado a pessoas de famílias de baixa renda

O Governo de Mato Grosso do Sul vai criar um comitê de fiscalização do Programa Identidade Jovem, política pública da União destinada a pessoas de 15 a 29 anos, estudantes ou não, que fazem parte de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

Lançado em dezembro de 2016, o programa dá acesso a benefícios como direito a passagens de ônibus, trens e embarcações interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto, meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos, e isenção da taxa de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Seguindo recomendação da Secretaria Nacional de Juventude, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou decreto que cria o Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem, publicado na edição desta terça-feira (20), no Diário Oficial do Estado.

Este comitê terá como objetivo divulgar as condições para ser beneficiário e os meios de acesso para gerar o cartão ID Jovem, documento que deve ser emitido por meio de aplicativo no celular ou pela internet e garante acesso aos benefícios do programa.

Além de propor metas, aprovar cronogramas e fiscalizar o cumprimento para assegurar o alcance do Programa Identidade Jovem nos prazos estabelecidos, entre outras incumbências.

ID Jovem

A ID Jovem é destinada aos jovens pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Para a emissão é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho.

Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para AndroidiOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.

Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Mais notícias