Vereadores sugerem criação de Brigada Permanente para prevenção de queimadas no Pantanal

Requerimento com a sugestão foi encaminhado ao prefeito de Corumbá, que sofre com queimadas na região pantaneira

Para enfrentamento das queimadas que atingem o Pantanal sul-mato-grossense, vereadores de Corumbá sugeriram a criação de uma Brigada Municipal de Combate a Incêndio e Desastres Ambientais. A proposta foi apresentada na Câmara Municipal de Corumbá, nesta sexta-feira (07).

Os incêndios no  de MS já destruíram mais de 1.250 milhões de hectares este ano. Os dados são do levantamento realizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Assim, o vereador e presidente do Poder Legislativo, Roberto Gomes Façanha, enviou a sugestão por meio de requerimento ao prefeito Marcelo Iunes. O parlamentar solicitou estudos para elaboração de um projeto de lei que crie a brigada permanente.

Com isso, o vereador espera que a equipe atue em atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal. A Brigada também auxiliaria nas ações de Defesa Civil, que já faz o tralho de enfrentamento das queimadas.

O vereador destacou que, com a equipe permanente será possível desenvolver “ações preventivas, inclusive, para evitar o caos que estamos vivendo nos últimos dias”. Visando a criação efetiva da Brigada, Façanha sugeriu que o projeto siga as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), bem como as já adotadas por instituições nacionais e internacionais de defesa civil e combate a incêndios.

Vereadores sugerem criação de Brigada Permanente para prevenção de queimadas no Pantanal
Mais notícias