Vereadora cobra isolamento após mortes por infecção em hospital com apenas um termômetro

Três óbitos registrados no Hospital da Vida estariam sendo investigados por suspeita de contaminação cruzada

Com três mortes sendo investigadas por suspeita de infecção intra-hospitalar, a vereadora de Dourados Daniela Hall () cobrou da prefeitura providências para separação de pacientes com suspeita do novo coronavírus em atendimento no .

A situação veio à tona na segunda-feira (6) e já teria sido alertada pelo Conselho Regional de Enfermagem, com relatório apontando que o atendimento é feito de forma generalizada pelos mesmos profissionais de saúde, com recursos limitados e apenas um termômetro digital infravermelho. Conforme a Câmara Municipal de Dourados, mais de 200 servidores da saúde já foram contaminados pela , aumentando a necessidade de medidas preventivas.

Para Daniela, divisórias internas, triagem e separação de pacientes com queixas respiratórias são medidas a serem tomadas para proteger servidores e pacientes. Na avaliação dela, pacientes integrantes do também deveriam ser realocados para outras unidades. “Para melhorar essa situação se faz necessário uma melhor triagem e acompanhamento de funcionários da unidade de saúde, acompanhantes e dos próprios pacientes.  É necessário uma avaliação técnica do Comitê de Crise da Prefeitura para que possam cessar esses casos de contaminação no ambiente hospitalar”, ressaltou a vereadora.

Na cobrança, ela destacou posicionamento do Conselho de Enfermagem segundo o qual “modelo de classificação de risco, em que todos os pacientes ocupam o mesmo espaço físico e são atendidos por um único profissional, de fato pode expor a infecção de todos os indivíduos (profissionais e pacientes) que não estejam protegidos por equipamentos de proteção individual”.

De acordo com a entidade, o recomendado é separar a classificação de risco de pessoas com sintomas respiratórios dos demais problemas de saúde, em estratégia para reduzir o potencial de infecção e, ainda, o uso racional de roupas especiais para o manejo de pessoas portadoras do coronavírus.

Vereadora cobra isolamento após mortes por infecção em hospital com apenas um termômetro
Mais notícias