TCE-MS manda tirar publicidade de jornal acusado de publicar fakenews

A presença do anúncio foi destacada pelo perfil Sleeping Giants Brasil, que reproduz campanha para alertar empresas privadas e órgãos públicos da presença de anúncios em sites que difundem peças de desinformação

O Jornal da Cidade Online, criado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, recebeu ordem do (Tribunal de Contas) de excluir anúncio publicitário da Corte, veiculado no site de viés bolsonarista, segundo reportagem do Estadão.

A página tem sido acusada de difundir conteúdos falsos ou enganosos e usar perfis suspeitos para atacar políticos e magistrados brasileiros. A página exibia, de forma fixa, no topo do site, peça publicitária sobre medidas do sobre capacitação de gestores no combate ao novo coronavírus. 

Ainda segundo matéria do Estadão, diferentemente dos demais anúncios, que são veiculados via Google e dispostos de acordo com o perfil do usuário e suas preferências de compras e pesquisas, a peça do permanecia no mesmo local em toda visita ao site. O anúncio foi excluído da home page do site na noite da última quarta-feira (20).

O Jornal da Cidade Online disse por meio de nota, ter sido escolhido pelo TCE para veicular sua peça publicitária. Ainda segundo o site, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a e ‘empresas privadas do Estado’ também divulgaram campanhas institucionais na página.

Desinformação

Segundo o Estadão, a presença do anúncio foi destacada pelo perfil Sleeping Giants Brasil, que reproduz campanha norte-americana para alertar empresas privadas e órgãos públicos da presença de anúncios em sites que difundem peças de desinformação. A conta foi criticada pelo filho do presidente , Carlos Bolsonaro, após um anúncio do Banco do Brasil ser exibido no mesmo site. O banco público disse que iria retirar a peça.

Não foi informado qual agência foi responsável pela peça e nem o custo para divulgação. De acordo com a assessoria do , o presidente Iran Coelho das Neves, teria exigido à agência de publicidade retirar qualquer publicação no referido jornal.

No portal da Transparência do , a única empresa de publicidade que aparece é a Agilitá que presta serviços ao Tribunal pelo valor de R$ 3,7 milhões.

Outras empresas

No mesmo dia em que o anúncio do foi excluído, o Jornal Cidade Online publicou material de ter perdido anunciadores de empresas mundiais, como a Dell, canal History, Submarino e Telecine. Na publicação, o jornal diz que “após um bando de militantes esquerdistas criar um perfil no Twitter para difamar o Jornal da Cidade Online, e tentar boicotar nossos patrocínios através de acusações falsas e criminosas, algumas empresas – inacreditavelmente – compactuaram com os pedidos da máfia comunista.

A conta intitulada ‘Sleeping Giants Brasil’ fez publicações caluniosas, pedindo para empresas como Dell, Telecine, History Channel, Banco do Brasil, Submarino, DomestikaPT, entre outras, interromperem a veiculação de suas marcas nas propagandas do Jornal da Cidade Online. Pura canalhice!”

 

TCE-MS manda tirar publicidade de jornal acusado de publicar fakenews
Mais notícias