Nas seis maiores cidades de MS, vereadores eleitos têm de 21 a 73 anos

O mais velho é vereador em Campo Grande e o mais novo em Ponta Porã

Entre a casa dos 20 aos 70 anos, idade dos vereadores eleitos em 2020, nas seis maiores cidades de Mato Grosso do Sul variam consideravelmente. O mais velho é o Dr Loester, do , vereador de Campo Grande, com 73 anos e o mais novo é de Ponta Porã, aos 21 anos, José Menino, do DEM.

Entre Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã o Jornal Midiamax levantou a idade dos novos vereadores eleitos em 2020 para comparar entre o mais novo e o mais velho.

Na capital, a vereadora mais nova e eleita pela primeira vez, Camila Jara, do , tem 25 anos, e é estudante de Ciências Sociais na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ela é uma das duas mulheres que ocupam o a bancada feminina. Depois dela, Willian Maksoud (B), de 30 anos, já está em seu segundo mandato como vereador em Campo Grande.

O terceiro eleito mais novo foi também o mais votado, Tiago Vargas (PSD), de 32 anos, ele já se candidatou a vereador em 2016 e deputado estadual em 2018. Ele é ex-policial civil e ficou conhecido por criticar a corrupção em Mato Grosso do Sul e por acursar o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) de perseguição.

Já o vereador mais velho da Capital, é o (), foi três vezes Deputado Estadual, de 1991 a 2007 e foi vereador de 2009 a 2016. E na última legislatura, foi eleito com 5552 votos, foi o terceiro mais votado. Nas eleições 2020 teve 2.861 votos e foi reeleito mais uma vez.

Em dourados, a idade dos vereadores mais jovens já aumenta um pouco. O mais novo tem 36 anos e é o Dr. Diogo Cartilho, do DEM, e será seu primeiro mandato. O mais velho é Elias Ishy (), aos 62 anos, já foi eleito a vereador por cinco mandatos.

Três Lagoas também mantem uma média mais alta, e o vereador mais novo do município também tem 36 anos e é Silverado (PSDB) e está em seu segundo mandato na cidade. E e o mais velho é Dr. Paulo Veran, do Solidariedade, de 65 anos. Uma média bem próxima de Dourados.

Na fronteira com a Bolívia, Corumbá elegeu Allex Dellas () e é o vereador mais novo do município, de 28 anos, e está em seu primeiro mandato. Não há nenhum candidato acima dos 60 e o mais velho é Roberto Façanha, de 57 anos.

Também na fronteira, mas do Paraguai, Ponta Porã tem o segundo vereador mais velho da pesquisa. Rony Lino (PSDB) de 68 anos. O município tem o vereador mais novo da pesquisa, José Menino (DEM), de apenas 21 anos, começou sua carreira política e será seu primeiro mandato.

Com três candidatos com 31 anos, Sidrolândia tem Cleyton Martins (PSB), Gabriel Autocar (Patriota) e Itamar Souza (DEM) como os vereadores mais novos do município. Também não tem nenhum candidato com mais de 60 anos e o mais velho é Gabardo (PSDB) de 57 anos.

Nas seis maiores cidades de MS, vereadores eleitos têm de 21 a 73 anos
Mais notícias