Em reunião com TSE, prefeitos de MS defendem adiar eleições para 2021

Eles afirmam que não há condições sanitárias de organizar votação sem risco de contaminar eleitores

Em videoconferência encerrada há pouco com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) informou a posição da maioria dos gestores do Estado pela não-realização das eleições municipais neste ano. O adiamento para 2021 é defendido devido à falta de condições sanitárias em decorrência da pandemia do novo coronavírus, cujos números de contaminação têm aumentado em todo o País.

“Esse ano não tem condições de realizar a eleição por conta da pandemia, porque não existe nenhuma informação concreta de que a pandemia vai estar menos em novembro. Não se tem essa informação com certeza”, informou o presidente da entidade e prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, sobre o posicionamento da maioria dos gestores em MS.

Na reunião desta segunda-feira (29), Caravina representou a região Centro-Oeste e apresentou as reivindicações ao lado de outros quatro representantes, do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. A conversa foi mediada pelo presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso.

“Como ele já tinha dito numa videoconferência no Senado que não descartava a possibilidade da não-eleição nesse ano, eu fiz essa pergunta se não era o momento de decidir já, ao invés de mudar a data pra novembro, já que não há certeza nenhuma que em novembro a situação vai estar controlada”, explicou Caravina sobre a reivindicação feita em nome dos prefeitos.

De acordo com ele, Barroso informou que a mudança na data da votação em primeiro turno para 15 de novembro foi tomada após ouvir especialistas médicos, com base em perspectiva que em setembro a curva de contaminação comece a cair.  Mas caso não concretizem previsões, nova reunião deve ser chamada e não é descartado pelo TSE o adiamento para o próximo ano. Mesmo assim, prorrogação de mandatos é descartada. 

Em reunião com TSE, prefeitos de MS defendem adiar eleições para 2021
Mais notícias