Em agenda na Índia, ministra discute parceria para fomentar produção leiteira

País asiático está em busca de parceiros e investimentos externos

Em seu primeiro dia de agenda na Índia, a ministra Tereza Cristina (DEM) debateu com ministros indianos as possibilidades de cooperação para fomento no processamento de alimentos e produção de leite.

Nesta quarta-feira (22), ela se reuniu com a ministra de Indústria e Processamento de Alimentos da Índia, Harsimrat Kaur Badal. Na conversa, discutiu as oportunidades de investimentos de empresas brasileiras no setor de processamento de alimentos do país asiático.

Conforme o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento), os indianos buscam recursos externos para cadeias de frios e redes de varejo, máquinas e equipamentos para indústria de alimentos e cooperação tecnológica. Do lado brasileiro, o interesse é em ampliar a participação nos setores de carne de frango e sucos concentrados.

Já em conversa com o ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos, Giriraj Singh, ele ressaltou a relação entre Brasil e Índia no desenvolvimento da raça de gado Zebu e ressaltou o interesse da Índia para fomentar a produção de leite.

A ministra, por sua vez, reforçou o interesse do governo brasileiro em apoiar a implantação e operação de um Centro de Excelência de Produção Leiteira. A intenção é melhorar as raças e a produção, além de ajudar no incremento da rentabilidade dos produtores do país asiático.

Mais notícias