‘Efeito Vostok’ tira filho de Márcio Monteiro da prefeitura de Jardim

Candidata do DEM ganhou a eleição por poucos votos na cidade

Jardim, cidade distante 239 quilômetros de Campo Grande, teve a primeira prefeita eleita da história neste domingo (15). Drª Cleidiane () ganhou as eleições por 20 votos a mais do que Guilherme Monteiro (), filho de Márcio Monteiro, um dos investigados na Operação Vostok.

A investigação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) atrapalhou os planos de reeleição do filho do conselheiro do (Tribunal Estadual Eleitoral de ). Antes da operação, em 2016, Guilherme foi eleito com 7.538 votos, ou seja, 55,38% dos votos.

Neste domingo, o tucano teve apenas 4.588 votos, contra 4.608 da Drª Cleidiane. Em 2016, a diferença de votos de Guilherme para o segundo colocado era de 1.841 votos. O que, para o colégio eleitoral da cidade, é uma ampla vantagem.

Operação Vostok

Monteiro era o secretário de Estado de Fazenda de Reinaldo Azambuja () na época dos supostos benefícios fiscais concedidos em troca de propina, segundo a denúncia do Ministério Público Federal.

Na época, Monteiro foi acusado de emitir notas fiscais frias para justificar e mascarar o pagamento de propina. Ele teria emitido mais de R$ 333 mil em notas para JBS em esquema delatado pelos irmãos Wesley e . Em troca da propina, o Governo teria concedido benefícios fiscais para a empresa.

Além da ação da Vostok, Monteiro foi réu em ação que correu na Justiça Estadual sobre concessão irregular de benefícios fiscais a uma empresa cerealista de Dourados.

Aliado a isso, há também o desgaste político que isolou Reinaldo, que ‘sumiu’ nas candidaturas de tucanos e aliados nas eleições municipais de 2020 em . A ausência é tamanha, que o governador chegou a pedir licença de uma semana e o vice, Murilo Zauith, assumiu o Governo em plena reta final da campanha.

Denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, Reinaldo corre o risco de ser afastado do Governo pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) a qualquer momento.

'Efeito Vostok' tira filho de Márcio Monteiro da prefeitura de Jardim
Mais notícias