Senadores de MS vão inspecionar região do Pantanal afetada por incêndios

Queimadas no Pantanal mobilizam bombeiros há 70 dias

Senadores de Mato Grosso do Sul, que compõem a comissão externa para acompanhar ações de combate aos incêndios no , planejam sobrevoar um das regiões afetadas no sábado (19). (MDB), (PSL) e Nelsinho Trad (PSD), que é o relator do colegiado, fazem parte da comissão, junto com Wellington Fagundes (PL-MT), como presidente.

Segundo a Agência Senado, o primeiro requerimento da comissão é sobre a visita no Mato Grosso e a intenção é chegar nas regiões mais atingidas. Ao portal do Legislativo federal, Nelsinho disse que “é preciso ter pressa” e que o trabalho da comissão será o de indicar ações preventivas para que o cenário desastroso não se repita todo ano. A Câmara dos Deputados também deve instalar colegiado semelhante, ainda de acordo com o senador sul-mato-grossense.

Simone lamentou que os incêndios já comprometeram de 20% a 25% da área do e que, dos trabalhos do colegiado, deverão sair medidas efetivas para que a situação não se repita.  Completando o grupo dos senadores de MS, Soraya afirmou que, além das questões ambientais, os incêndios acarretam prejuízos econômicos para os Estados.

Maior incêndio

O maior incêndio do bioma mobiliza bombeiros de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso há 70 dias. O fogo começou no estado vizinho e adentrou MS pela região da Serra do Amolar, a 200 km ao norte de Corumbá – em linha reta.

Anunciados no início da semana, os equipamentos adquiridos com o repasse de R$ 3.814.543,50 do governo federal devem chegar às equipes somente na noite desta quinta-feira (17).

Além da equipe de militares de , 12 bombeiros de MS se revezam a cada 10 dias no local para conter o avanço do fogo para o pantanal sul-mato-grossense. O Corpo de Bombeiros trabalha, atualmente, em três linhas de combate: uma na Serra do Amolar, outra em Corumbá e a última no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

A reportagem entrou em contato com os três senadores de MS e aguarda o posicionamento.

Senadores de MS vão inspecionar região do Pantanal afetada por incêndios
Mais notícias