Com dois deputados de MS, Diap aponta maior número de parlamentares disputando eleições em 2020

Aparecem na lista Beto Pereira (PSDB) e Dagoberto Nogueira (PDT)

Levantamento do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aponta quais são os deputados federais e senadores que vão disputar as eleições municipais deste ano. Em Mato Grosso do Sul, dos oito parlamentares, dois são pré-candidatos a prefeito em Campo Grande: (PSDB) e Dagoberto Nogueira ().

A nível nacional, o relatório aponta que 125 parlamentares em exercício do mandato podem concorrer a uma vaga para prefeito ou vice-prefeito nas eleições municipais. São 124 deputados federais e um senador da República, o Eduardo Braga (MDB-AM) poderá tentar concorrer pela terceira vez a vaga de prefeito de Manaus.

O número, caso seja confirmado no registro de candidaturas, será maior que a média histórica, que é de 94 nomes.

Porém, esse número de candidaturas pode reduzir e, em função disso, se manter dentro da média histórica de candidaturas de parlamentares acompanhada pelo Diap desde 1992. O levantamento tem data de 10 deste mês.

Mato Grosso do Sul

Os nome de Pereira e Nogueira aparecem como pré-candidatos a prefeitos na Capital. A novidade gira em torno do tucano, pois, o PSDB insistiu em um apoio ao prefeito e candidato à reeleição, (PSD) que evita tocar no assunto.

Para disputar a prefeitura de Campo Grande, Dagoberto devolveu na última semana, o comando do em Mato Grosso do Sul a João Leite Schimidt, que deverá inclusive coordenar sua campanha.

O parlamentar estava na presidência do partido desde julho 2018, quando Schimidt havia se afastado para coordenar a campanha do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, como candidato a governador do Estado.

Com seu retorno, a nova composição do diretório estadual terá vigência até o dia 15 de dezembro deste ano – conforme dados do SGPI3 (Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias) do (Tribunal Superior Eleitoral).

Com dois deputados de MS, Diap aponta maior número de parlamentares disputando eleições em 2020
Mais notícias