Desafio: Ayrton Araújo entra no ônibus errado e usa cartão emprestado em trajeto de 1h30

Sexto dia do Desafio Midiamax acompanhou o vereador Ayrton Araújo (PT)

No Desafio Midiamax desta sexta-feira (19), o vereador Ayrton Araújo (PT) embarcou no ônibus errado, achando que o veículo o levaria até o terminal Guaicurus e estava sem cartão de passe, precisando pegar emprestado o da equipe de reportagem, que carregou com duas unidades para usar. O destino do vereador foi o terminal Júlio de Castilho e o trajeto demorou 1h30.

O vereador mora no Jardim das Perdizes e já às 6h estava no ponto de ônibus localizado a poucos metros da casa dele.

Ônibus errado

Araújo subiu no primeiro veículo que parou no ponto e ficou na parte da frente, pois estava sem o cartão de passe. Disse em voz alta que precisaria parar no terminal para comprar o cartão, quando foi informado pelo motorista que aquela linha não passava pelo terminal. Ele precisou descer e esperar pelo próximo, a linha 104.

O vereador explicou que não sabia que o ônibus não ia direto para o terminal, pois fazia tempo que não usava o transporte público.

Confusão com o cartão de passe

No terminal Guaicurus, o assessor do político foi até o local de compra de passe, mas recebeu a informação de que para comprar o cartão precisaria fazer um cadastro e custaria um pouco mais caro. Nesse caso, quando é preciso fazer a segunda via do cartão, o Consórcio Guaicurus cobra R$ 11,85, revertidos em créditos. Somente o primeiro cartão é de graça.

O vereador optou por não esperar e pediu emprestado o cartão da equipe de reportagem. Araújo pagou pelos passes que utilizou.

Horário de pico

No terminal, às 6h35 Ayrton Araújo embarcou no 061 Moreninha Shopping com destino ao terminal Morenão. O ônibus estava bastante cheio, com vários estudantes e pessoas indo trabalhar. Neste veículo, o vereador notou a necessidade de um corredor de ônibus nas ruas de Campo Grande. Com as faixas exclusivas, na opinião do petista, o trajeto seria mais rápido.

Já no terminal Morenão, o vereador embarcou na linha 085 Morenão/Júlio de Castilho. O veículo estava cheio, mas foi esvaziando ao longo do percurso. A linha passa pelo Centro, região em que vários passageiros desceram. 

Agenda rápida

Uma hora e meia depois, às 7h30, Ayrton Araújo chegou ao destino final. O vereador tem um escritório na região para atender a população e foi até o local para assinar um documento. No terminal, ele recebeu o advogado, informando-o que o documento ainda estava pronto. Sendo assim, Araújo nem precisou sair do terminal e retornou para sua casa embarcando às 7h45, acompanhado da equipe de reportagem.

O trajeto de volta durou uma hora, do terminal Júlio de Castilho, para o Morenão e do Morenão para o Guaicurus. O ônibus estava bastante vazio e pelo tempo do trajeto, o vereador conseguiu sentar. Ayrton Araújo chegou ao destino final às 8h45.

Mais notícias