Presidente de sindicato faz serviço comunitário por despejar santinhos na eleição

Caso ocorrido em 2018 foi investigado na esfera penal com acordo feito na Justiça Eleitoral

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coxim, Flávio José Duarte, teve que cumprir serviço comunitário pelo despejo de santinhos em local de votação no dia das eleições. Após cumprimento da pena, ele teve extinto processo que respondia na Justiça Eleitoral. A extinção foi publicada no Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (24).

Segundo a publicação, Flávio respondia a crime eleitoral cometido em 2018. Na ocasião, foi feito termo de ocorrência circunstanciado pelo derrame de santinhos em local de votação. Por conta disso, ele precisou prestar serviços gratuitos à comunidade diariamente, durante 1h por dia no período de 60 dias. O cumprimento deu-se no 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim/MS. 

“Verifica-se o cumprimento integral da transação nas Fichas de Acompanhamento de Cumprimento de Pena expedidas pela instituição em que o reeducando prestou serviços comunitários”, informou a juíza eleitoral Tatiana Dias de Oliveira Said, na decisão pela extinção do processo.

Conforme a Justiça Eleitoral, o caso foi investigado na esfera penal e na eleitoral foi feita apenas o acordo para a pena. Como justificativa, ele contou ter aberto a porta do carro e disse ter sido neste momento que os santinhos espalharam-se. O líder sindical aceitou a penalidade de serviço comunitário.

Não foi informado para quem Flávio fazia campanha quando ocorreu o despejo de santinhos. Em 2016, ele foi candidato à reeleição como vereador pelo antigo PR – atual Partido Liberal, mas obteve 325 votos e não conseguiu se eleger.

A reportagem tentou contato com Flavio pelo telefone fixo do sindicato, mas não obteve retorno. Também tentou entrar em contato com o diretório municipal do PL em Coxim, mas não há dirigente cadastrado. Permanece aberto o espaço caso ele queira se manifestar sobre o caso.

Mais notícias