Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Presidente diz que Guedes anunciará redução da alíquota do IR e aumento do IOF

Bolsonaro esteve presente na cerimônia do cargo do comanda da Aeronáutica

(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente da república, Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta sexta-feira (4) que o ministro da Economia, Paulo Guedes vai anunciar até o final do dia a possibilidade de diminuir alíquota do Imposto de Renda, que atualmente é de 27,5% e cairia para 25%.

Pela tabela do IR atualmente em vigor, estão isentos do imposto os contribuintes que recebem até R$ 1.903,98 por mês, descontada a contribuição previdenciária. Os detalhes foram dados após cerimônia de transmissão do cargo de comandante da Aeronáutica, na base aérea de Brasília.

“Nosso governo tem que ter a marca de não aumentar impostos”, disse Bolsonaro aos jornalistas na base aérea.

Entretanto, apesar de citar que a marca do governo será de “não aumentar os impostos”, o presidente declarou que aumentará a alíquota do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). A cobrança do IOF é de 0,38% além de uma alíquota diária que para as operações de crédito, representam uma tributação de 3% ao ano.

Bolsonaro explica que o aumento é uma “fração”, mas não detalhou o percentual do aumento. “Essa questão [aumento do IOF], infelizmente, foi assinado decreto neste sentido, mas para quem tem aplicações aí fora, para poder cumprir uma exigência de um projeto aprovado tido como ‘pauta-bomba’, contra a nossa vontade”

A cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pelas instituições financeiras ou seguradoras. Elas atingem as operações de crédito, câmbio e seguro a títulos ou valores imobiliários.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...