Presidente da Câmara, João Rocha usa tribuna para pedir respeito aos vereadores

Vereador falou por 20 minutos e criticou Salineiro por rasgar projeto

Presidente da Câmara de Campo Grande, o vereador João Rocha (PSDB) usou a tribuna durante a palavra livre nesta terça-feira (24) para pedir respeito aos parlamentares. O episódio aconteceu após o vereador André Salineiro (PSDB) rasgar os projetos de lei que apresentou e que não foram aprovados.

Rocha pediu para que os vereadores fizessem uma reflexão sobre a função delegada pela sociedade a eles. “Esse mandato não é nosso. É preciso ter dimensão do que é ser vereador e o lugar onde devemos nos manifestar é na tribuna. Nossa trincheira é a tribuna”, disse.

O presidente destacou que o parlamento é onde se fazem as críticas, elogios e onde se fortalece a política. “O que dizemos repercute rapidamente. Precisamos ter responsabilidade no exercício deste mandato. Jamais podemos perder o viés coletivo da Casa. Precisamos ter entendimento do contraditório. Isso é respeitar o coletivo”.

Rocha criticou ainda a fala de Salineiro, ao dizer que tinha vergonha de ser vereador. “Nós não podemos ter vergonha da confiança que nos foi depositada. Ao nos envergonhar, estamos envergonhando os outros. É preciso honrar o seu mandato. Jamais eu rasgaria um projeto que é um trabalho de uma equipe, de um time. Me machuca ver um projeto ser rasgado em plenário. Me agride”.

Dois vereadores cederam o tempo para que o presidente continuasse a falar. Rocha usou o tempo para criticar o uso de redes sociais para o que classificou como conclamação da população para desmerecer o Legislativo.

“Para abrir uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] nesta Casa tem que ter substância. Como no caso do ex-prefeito Bernal, que começou com a CPI e terminou na cassação do prefeito. Não há má fé nesta Casa”, concluiu.

Nesta semana, o vereador Vinicius Siqueira (DEM) publicou no Facebook um vídeo pedindo ajuda da população para abertura da CPI dos Ônibus, que tem seis assinaturas até o momento.

Mais notícias