Inspiradas em ministra, filiadas ao DEM se reúnem para ampliar participação em 2020

Seminário do partido na Capital neste sábado contou com cerca de 60 mulheres

Tendo a ministra Tereza Cristina (DEM) como inspiração para tentar carreira na política, grupo formado por cerca de 60 mulheres filiadas ao DEM (Democratas) esteve reunida neste sábado (9) em hotel de Campo Grande para participar de seminário sobre participação feminina nas eleições.

“Ser ministra da Agricultura incentiva as mulheres a enfrentar grandes desafios. Isso vem nos motivando e trazendo muitas mulheres a focarem no DEM, principalmente mulheres do agronegócio”, contou a presidente regional estadual do DEM Mulher e subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Giovana Correa.

Ela revelou que antes da ascensão da ministra, a legenda tinha dificuldades em atrair mulheres desse setor, mas a boa atuação de Tereza Cristina no Governo Federal tem despertado vontade feminina de participar da política.

Candidata a prefeita de Maracaju nas últimas eleições e com o nome ‘à disposição do partido’ para a disputa de 2020, Giovana explica que no encontro deste sábado foram reunidas as lideranças mulheres de todo o interior do Estado. A intenção é fazer outros três encontros neste mês, sendo o da região norte em Coxim; o da costa leste em Três Lagoas; e o último seminário, da região sul, no dia 30 de novembro em Maracaju;

“Agora começaremos as filiações, a preparar, capacitando e filiando mais pessoas e as futuras pré-candidatas”, adiantou, sobre a determinação da legenda de ampliar a capacitar a participação das mulheres na política. “Nós precisamos de espaço de fala e espaço de poder. Precisamos de mais mulheres. O que os homens têm de força física, as mulheres têm de coragem”, afirmou a dirigente.

No sábado, palestrantes ensinaram comunicação em rede e os desafios que as mulheres enfrentam na política, em encontros realizados pelo DEM em todo o País. Foram abordados também temas como legislação eleitoral e prestação de contas. O evento é feito com recursos dos 5% do Fundo Partidário destinados exclusivamente às candidaturas femininas.

Pela manhã, o vice-governador Murilo Zauith (DEM) esteve presente no evento em Campo Grande. Em vídeo, a ministra Tereza Cristina informou que não pôde comparecer, mas deixou recado às lideranças.

“Cada vez nós precisamos de mais mulheres participando da política. O ano que vem teremos eleições e seria muito bom ver uma participação mais maciça das mulheres se candidatando a vereadoras, prefeitas, pelo nosso Estado e principalmente pelo Democratas”, afirmou. Confira a íntegra do vídeo gravado pela ministra para a ocasião:

Mais notícias