Desafio: 2 vereadores andam de ônibus em horários e linhas tranquilas e escapam da lotação

Registramos a experiência dos dois em lives que podem ser visualizadas na página do Jornal no Facebook

O desafio do Jornal Midiamax aos vereadores de Campo Grande nos ônibus começou na manhã desta quinta-feira (dia 11). Veículos com poucos passageiros, críticas ao serviço por parte dos parlamentares e comentários da população resumem bem o que foi a primeira etapa.

Os vereadores Vinicius Siqueira (DEM) e Junior Longo (PSB) foram os primeiros no desafio. Registramos a experiência dos dois em lives que podem ser visualizadas na página do Jornal no Facebook.

Às 7h25, Siqueira e a equipe de reportagem pegaram o ônibus da linha 416, na Vila Sobrinho, com destino à Avenida Ernesto Geisel. De lá, pegaram o 082 rumo à Câmara Municipal de Campo Grande, na Avenida Ricardo Brandão, onde ocorre a última sessão da semana. Nos dois veículos, quase todos os passageiros estavam sentados, demonstrando que a linha ou pelo menos o horário eram de menor movimento. O trajeto foi cumprido em uma hora.

Do outro lado da cidade, Junior Longo saiu de sua casa, no Carandá Bosque e pegou a linha 072, na Rua Vitório Zeolla, às 8h12. Foram 17 minutos de trajeto até à Casa de Leis e só um veículo foi necessário para chegar ao destino. Da mesma forma, o ônibus estava vazio, com praticamente todos os passageiros sentados.

Realidade diferente da maioria dos bairros de periferia, situação que foi observada pelos leitores. Nos comentários, muitos foram categóricos ao dizer “que assim é fácil”, referindo-se tanto às linhas dos parlamentares, que costumam ter menos passageiros, mas também sobre o horário e o período de férias escolares, quando reduz drasticamente a lotação.

Contudo, o desafio do Jornal Midiamax é justamente mostrar como seria a rotina dos vereadores se eles tivessem de pegar ônibus todos os dias para cumprir suas rotinas, a partir dos horários para chegar ao trabalho e seu endereço, que não, necessariamente, terá o caminho com veículos mais lotados – a diferença não deixa de ser mais um recorte da discrepância entre as realidades.

A equipe de reportagem está a postos para fazer os próximos trajetos dos vereadores nesta quinta, seja para voltar para casa ou outro destino que precisarem fazer para demais compromissos. Outros nove vereadores aceitaram o desafio e vão cumpri-lo ao longo desta e da próxima semana.

Mais notícias