Publicidade

Comissão de Nelsinho aprova indicação de diplomata para cargo de embaixador no Paquistão

Comissão de Relações Exteriores do Senado se reuniu para sabatina com candidato

Nelsinho Trad preside reunião de Comissão de Relações Exteriores (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O diplomata Olyntho Vieira passou por uma sabatina nesta quinta-feira (14) na CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), que é presidida pelo senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD). Após o encontro, o nome de Vieira foi aprovado pelos integrantes da Comissão do Senado.

Durante a sabatina, Vieira passou uma séria de informações sobre o país. De acordo com o diplomata, o Paquistão detém gigantescas reservas de carvão praticamente inexploradas, que, se transformadas em energia, equivalem a 50 bilhões de barris de petróleo.

Uma boa relação entre o Brasil e o Paquistão, conforme Vieira, ajudaria nosso país a explorar as riquezas do outro em conjunto com ele. “O potencial energético deles é superior ao que se conhece hoje de Arabia Saudita e Venezuela somados”, disse.

Outro ponto salientado pelo diplomata foi o fato do maior desafio para os paquistaneses ser a segurança hídrica, pois, segundo ele, estima-se que por volta de 2050 a nação não terá mais condições de suprir suas necessidades de água potável.

A indicação de Vieira segue agora ao Plenário do Senado. Em caso de aprovação, ele acumulará a chefia da representação diplomática brasileira também junto ao Tadjiquistão e o Afeganistão. (Com assessoria)

Mais notícias