Com federais de MS no topo do corte, senadora avalia que “não vai afetar rotina”

Soraya Thronicke (PSL) afirmou nesta sexta-feira (17), por meio de postagem em suas redes sociais, que o contingenciamento de recursos feito pelo Governo Federal é "temporário" e "não vai afetar a rotina acadêmica dos estudantes". 

Após se reunir com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, a senadora Soraya Thronicke (PSL) afirmou nesta sexta-feira (17), por meio de postagem em suas redes sociais, que o contingenciamento de recursos feito pelo Governo Federal é “temporário” e “não vai afetar a rotina acadêmica dos estudantes”. No Estado, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foram das mais afetadas pelo corte de recursos que ocorreu em todo o País e tiveram 52,04% e 48,62% do orçamento bloqueado.

Para a comunidade acadêmica, a situação é entendida como calamitosa e que pode trazer prejuízos sem precedentes. Somente na UFMS, a maior do Estado, já há o risco de não conseguir pagar contas básicas, como água e energia elétrica, a partir de setembro deste ano. Mesmo assim, a senadora diz querer tranquilizar os estudantes.

Ela também garante que as bolsas do Plano Nacional de Assistência Estudantil não serão prejudicadas. As informações são repassadas um dia após a senadora se reunir com o ministro Weintraub, que autorizou o contingenciamento.

Protestos

A quarta-feira (15) foi de protestos em todo o País, com estudantes e professores indo às ruas protestar contra as medidas tomadas por Bolsonaro. Em MS, pelo menos 2 mil pessoas protestaram na Avenida Costa e Silva em frente à UFMS. Para a presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Marilza Guimarães, os cortes orçamentários na educação vão representar engessamento do ensino e da pesquisa, o que será refletido em diversos setores da sociedade, dentre eles a saúde.

Confira a íntegra da postagem da senadora nas redes sociais:

Estive ontem com o Ministro da Educação , Abraham Weintraub, para discutir a questão do contingenciamento dos recursos para a educação. Quero tranquilizar os estudantes e dizer que as Bolsas do Plano Nacional de Assistência Estudantil não serão prejudicadas. O contingenciamento é temporário e não vai afetar a rotina acadêmica dos estudantes. 

Mais notícias