Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Vereadores aprovam projeto que institui sobá como prato típico de Campo Grande

Proposta oficializa prato que saiu vencedor em votação entre moradores da Capital

Na Feira Central existe um monumento ao sobá (Foto: Arquivo)

Os vereadores de Campo Grande aprovaram nesta quinta-feira (9) o projeto de lei que institui o sobá como prato típico da cidade. A proposta foi formulada pela Secretaria de Cultura e Turismo com o propósito de “valorização da cultura gastronômica” e considera o prato patrimônio imaterial da cidade.

A escolha do sobá como prato típico de Campo Grande ocorreu através de votação popular. Com 41 % dos votos válidos, a comida com influência japonesa saiu vitoriosa, o espetinho ficou em segundo lugar com 32% e o arroz carreteiro com 27% dos votos.

Dos 15 mil votos, 9 mil foram considerados válidos, a maioria foi registrada pela internet, mas a Prefeitura disponibilizou totens em vários pontos da cidade, inclusive na feira e na Cidade do Natal, durante o mês de dezembro de 2017.

A disputa, promovida pela prefeitura, durou três meses e cada eleitor pôde escolher uma das três receitas.

Patrimônio imaterial

De tão popular, a sopa de macarrão lámen com carne bovina, ovo e cebolinha tornou-se patrimônio cultural imaterial da cidade em 2006 e tem até um festival gastronômico, tocado pela Afecetur (Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande), que faz a gestão da Feira Central, a ‘Feirona’. Lá, existe até um monumento dedicado á iguaria, assinado pelo artista Cleir Ávila.

O título se deve porque o prato, apesar da origem japonesa, tem feitio bastante particular que o distingue de sua raíz oriental e imprime a identidade campo-grandense. O sobá transita por todas as tribos da cidade. Prova disso é o número de sobarias espalhadas pelos bairros – pelo menos 80 restaurantes servem sobá, conforme um levantamento de 2011. Até em São Paulo o sobá marca presença em restaurantes especializados no prato, para que campo-grandenses possam matar a saudade!

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...