Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

AGORA: Rosa Weber vota contra HC de Lula no STF; placar é de 4 a 1

Rosa Weber votou contra HC

A ministra Rosa Weber foi a quinta integrante do STF (Supremo Tribunal Federal) a votar em julgamento de habeas corpus solicitado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Rosa foi contra a concessão do benefício, dessa forma, o placar do julgamento ficou em 4 a 1 contra o ex-presidente, fazendo com que o HC fosse negado em definitivo.

Conforme a ministra, “vozes individuais vão cedendo em favor de uma voz constitucional, objetiva, desvinculada das diversas interpretações jurídicas colocadas na mesa para interpretação”

A ministra afirmou, ainda, sendo o entendimento do STF de que a prisão mesmo sem trânsito em julgado não compromete o princípio de presunção de inocência, não há como reputar ilegal ou abusivo acórdão que nesta compreensão rejeita a ordem de habeas corpus – independentemente de sua posição pessoal.

Anteriormente, votaram os ministros Edson Fachin (contra), Gilmar Mendes (a favor), Alexandre de Moraes (contra) e Luís Roberto Barroso (contra) à concessão de habeas corpus a Lula. Fachin é o relator do caso no STF.

Se o habeas corpus não for concedido, Lula pode ser preso porque foi condenado em 2ª instância em processo que apurou envolvimento do ex-presidente em compra de tríplex no Guarujá (SP).

 

Você pode gostar também