Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Vistoria encontra ‘comida’ com fezes de rato em depósito do SUS em MS

O material era utilizado para a dieta de pacientes do SUS

Uma vistoria feita pelo Ministério Público Estadual encontrou dieta destinada a pacientes internados no SUS (Sistema Único de Saúde) com fezes de ratos. O material, que é usado na alimentação por sonda, estava acomodado dentro de uma churrasqueira na CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) de Dourados, a 235 quilômetros de Campo Grande.

A vistoria, feita no dia 5 de setembro, encontrou ainda problemas estruturais e constatou o descarte irregular de material utilizado para a dieta.

De acordo com relatório do MPE, o produto foi descartado depois que os funcionários da URMI (Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos), anexa à CAF, constataram que nele havia vestígios de fezes de ratos, além da embalagem roída pelo animal.

O produto estava armazenado em área improvisada, dentro de uma churrasqueira, o que pode ter contribuído para o acesso dos roedores.

Segundo o  jornal Dourados News, os trabalhadores da unidade relataram que os ratos estariam saindo de um depósito de bebidas fechado ao lado da central.

Foi constatado ainda que o escritório usado para atender unidades que iriam coletar insumos no local funcionava também como depósito. No local havia uma geladeira, caixas, mesas e computadores e o medicamento era armazenado na pia.

O que diz a prefeitura

Em declaração ao Dourados News, a Secretaria de Saúde de Dourados confirmou a solicitação do fechamento da churrasqueira e retirada da pia no espaço destinado ao atendimento.

A prefeitura informou ainda que dentro da churrasqueira estava apenas caixas e materiais prontos para o descarte.

Com relação ao alimento que continha os resíduos de fezes, a administração informou que a quantidade descartada “não atende nem um paciente durante o mês”.

O estoque de dietas foi remanejado e armazenado em local adequado.

Comentários
Carregando...