PRF encontra 140 irregularidades e recolhe 55 documentos de ônibus escolares

Ao todo, cinco veículos foram retidos durante operação

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) encontrou mais de 140 irregularidades durante a Operação Volta às Aulas, realizada durante dois dias em veículos de transporte escolar em Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram fiscalizados 243 ônibus, micro-ônibus, vans e Kombis. Cinco deles foram retidos e 55 documentos foram recolhidos.

Conforme nota à imprensa divulgada nesta quarta-feira (11), os PRFs verificavam se veículos e motoristas estavam de acordo com as obrigatoriedades de trânsito, como por exemplo, no caso dos condutores, ter idade superior a 21 anos, ser habilitado na categoria “D” ou “E” e possuir o Curso Especializado de Transporte de Escolar.

Já no que se refere aos coletivos, diversos pontos foram analisados, como a documentação, o sistema de iluminação e identificação, cronotacógrafo, que registra o tempo de condução e de descanso que o motorista profissional deve obedecer, cintos de segurança, pneus e estepe dentro dos limites para rodagem, sistema de freio, estado de conservação e fixação dos bancos e demais itens importantes para este tipo de transporte.

Além disso, a Operação Volta às Aulas teve atividades de orientação, por meio de reuniões estratégicas com secretários de educação e com responsáveis pelo transporte escolar em vários municípios do Estado. “O objetivo foi promover a conscientização junto à sociedade, promovendo segurança viária, além de reduzir a violência no trânsito das rodovias federais e realizar ações de Educação para o Trânsito”, diz a PRF em nota.

PRF encontra 140 irregularidades e recolhe 55 documentos de ônibus escolares
Mais notícias