Polícia recaptura adolescente de 15 anos que fugiu de Unei em dezembro

Jovem fugiu há quase um mês com outros 25 adolescentes

Mais um adolescente que fugiu da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco foi recapturado em Campo Grande. O adolescente, de 15 anos, foi recapturado pelo GOI (Grupo de Operações e Investigações) da Polícia Civil na madrugada deste domingo (12). Ele havia fugido há quase um mês, quando houve um motim e 26 adolescentes escaparam da unidade.

O adolescente recapturado deve retornar à Unei. Durante a fuga no dia 16 de dezembro, um agente ainda chegou a ser algemado, espancado com uma barra de ferro e teve produto químico jogado nos olhos. “Vivemos momentos de terror”, relatou o agente de 50 anos que há 19 trabalha nas unidades de Campo Grande.

Ele contou ao Midiamax que os adolescentes do Pavilhão B simularam que um dos internos era espancado e os agentes de plantão, 5 no total, foram intervir. “Quando chegamos na cela, o cadeado já estava aberto”, contou.

A Polícia Civil e Polícia Militar montaram uma força-tarefa para localizar os adolescentes que fugiram da Unei. Alguns dos fugitivos já foram recapturados e a PM continua as buscas.

Revoltas em Uneis

A revolta de adolescentes em Uneis têm sido comuns no último mês. Além da Unei Dom Bosco, houve uma tentativa de fuga da unidade do Los Angeles no dia 6 de janeiro. Eles teriam aberto um buraco na parede da cela, com auxílio de uma tampa de freezer. A unidade abriga cerca de 20 adolescentes e no momento, poucos agentes penitenciários faziam a segurança.

De acordo com as informações do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que ajudou a conter os internos, os dez adolescentes têm, no máximo, 17 anos de idade, e aproveitaram um momento de vulnerabilidade da unidade.

Segundo os Agentes de Segurança Socioeducativa, o motim aconteceu após alguns internos receberem atendimento psicológico – atendimento que acontece rotineiramente na unidade. Eles se recusaram a entrar no alojamento, quando passaram a jogar pedras nos agentes, que recuaram e acionaram apoio do Choque. Neste momento, os adolescentes arrancaram a tampa de um freezer e passaram a abrir um buraco na parede do prédio.

 

Polícia recaptura adolescente de 15 anos que fugiu de Unei em dezembro
Mais notícias