Exército doa fuzis ao Batalhão de Choque e reboque para transporte de viaturas aos Bombeiros

Equipamentos foram repassados à Segurança Pública Estadual pelo 9º Grupamento Logístico do CMO

O CMO (Comando Militar do Oeste) repassou à Segurança Pública de Mato Grosso do Sul 10 FALs (Fuzis Automáticos Leves) de calibre 7.62 e uma viatura semirreboque. Os equipamentos serão usados, respectivamente, pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A doação ocorreu por meio do 9º GPT Log (9º Grupamento Logístico) e foi formalizada na terça-feira (31), segundo a assessoria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). “Além de doar equipamentos, armas e veículos, o Exército vem nos ajudando na manutenção não só de armamentos, mas também de viaturas e em casos emergenciais”, disse o titular da pasta, Antônio Carlos Videia, via assessoria.

O apoio militar também envolve operações nas regiões de fronteira, na qual o Exército colabora com o transporte de tropas, quando necessário, e no fornecimento de suprimentos.

O CMO informou que as doações foram autorizadas pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro para colaborar com as Instituições Militares Estaduais. Os fuzis, com 4,5 kg cada e capacidade para 20 munições, possui facilidades para transporte em viaturas e manuseio em espaços confinados. O comandante da PM, coronal Waldir Acosta, informou que as armas serão usadas pelo Choque em ações contra o crime organizado e na região de fronteira.

Já o semirreboque prancha, de 25 toneladas, vai otimizar ações do Corpo de Bombeiros, segundo o comandante da Corporação, coronel Joilson Amaral.

“Essa viatura vai nos dar apoio na movimentação de viaturas que estão baixadas e precisam vir do interior para a Capital. O Corpo de Bombeiros Militar não tinha uma prancha deste tamanho, que possibilitasse fazer o transportar caminhões de incêndio. A partir de agora, isso evita que a gente tenha que contratar um guincho ou uma prancha para fazer esse tipo de transporte. Com essa doação do Exército, vamos poder fazer esse remanejamento das viaturas com mais facilidade”, explicou.

Exército doa fuzis ao Batalhão de Choque e reboque para transporte de viaturas aos Bombeiros
Mais notícias