Opinião

Opinião

Seção de artigos e opiniões do Jornal Midiamax

Essa questão da vacina tem muitos aspectos ligados à liberdade, ao direito do cidadão e ao lado econômico do liberalismo, com respeito à livre iniciativa, com sua liberdade de agir no modelo que vem sendo seguido ao longo dos anos. A primeira e elementar questão parece resolvida por consenso…
Ler tudo...
Para ficarmos no mais fácil entendimento, é preciso que os atores da política e a população saibam interpretar o papel dos governantes, dos parlamentares e dos magistrados. Nada resiste a desordem, desde a casa mais humilde do interior às grandes empresas, sociedades e nações. Nós estamos…
Ler tudo...
Nesses tempos difíceis, de fortes ventos e tempestades, que muitas vezes impedem o homem de enxergar o que está até a um palmo do nariz, ele pode contar com o Poder da Revelação Pessoal, para ajudá-lo não só a encontrar o rumo certo e promissor para seguir, como também para proporcionar-lhe a…
Ler tudo...
Em março do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro declarou à imprensa que a sua própria eleição havia sido fraudada e, se o processo eleitoral brasileiro fosse seguro, sua vitória teria sido obtida no primeiro turno da eleição de 2018. E literalmente afirmou: “Pelas provas que tenho em minhas…
Ler tudo...
No Brasil, infelizmente, as empresas familiares dificilmente chegam a uma terceira geração, e mais de um século com sucesso e em constante aprimoramento. Problemas de sucessão ou gerencial, inércia, fizeram com que, no Rio, fossem muito poucas as com história de harmonia e presença nacional.…
Ler tudo...
Nesta segunda-feira (04 de janeiro) o público leitor de Mato Grosso do Sul foi brindado com os dois mundos do Governador Reinando Azambuja. Uma entrevista sob controle no jornal Correio do Estado e uma manchete no site Midiamax que mostra que o avanço do processo criminal de Azambuja segue firme…
Ler tudo...
Conversando e convivendo com estrangeiros de experiência e cultura empresarial, histórica, é comum observar o otimismo em relação ao Brasil – embora com comentários irônicos, sem perder a ternura, quanto às nossas limitações como sociedade amadurecida e informada. A base da simpatia é a maneira…
Ler tudo...
Ao comemorar o nascimento de Jesus Cristo, há duas décadas, os apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fizeram uma proclamação ao mundo dando  testemunho sobre O Filho de Deus.  Dada a importância desse documento e da oportunidade para mais reflexão nesse período de…
Ler tudo...
O Rio é a segunda cidade de mineiros e de boa parte do norte, nordeste e centro-oeste. Os paulistas já não usam o Rio, como foi até os anos 1980, para veraneio, praia. Resultado da Imigrantes, que facilitou a viagem ao Guarujá e litoral norte. Na zona sul e Barra da Tijuca, estima-se cerca de 30…
Ler tudo...
O recente desmembramento do Centrão acendeu a luz bem na direção da cadeira da Presidência da Câmara dos Deputados. É lá que está o desejado sabor do poder. Enquanto o experiente deputado Arthur Lira vê escapar pelos dedos a vantagem que vinha obtendo na disputa, seu colega Baleia Rossi…
Ler tudo...
Os brasileiros que chegaram à maioridade nos últimos 15 anos desconhecem quem é o personagem da vida pública Roberto Jefferson, que ressurgiu no atual momento político e tem tido algum acesso à mídia. Trata-se de mais um caso em que a versão colide com os fatos, fruto de uma máquina elitista e…
Ler tudo...
O destino me levou a conhecer, conviver ou trabalhar com pessoas mais velhas do que eu. Comecei muito cedo e em múltiplas frentes de atuação, observação e avaliação. As primeiras personalidades com quem pude conviver e marcar minha vida já não se encontram entre nós. Entre outros, Negrão de…
Ler tudo...
O resultado das eleições municipais continua a ser alvo das mais diferentes interpretações. Entretanto só uma coisa ficou patente e justifica o imenso esforço de alguns setores em desviar a atenção de fatos, números e dados, que fogem a toda e qualquer interpretação que brigue com a verdade.…
Ler tudo...
Sugerir ao trabalhador sul-mato-grossense que poupe seu 13º salário, que recebe no mês de dezembro, é sim um bom conselho. Entretanto, melhor ainda seria se conseguisse poupar durante todos os meses do ano, no mínimo 10% de seus vencimentos, para serem aplicados não apenas em situações de…
Ler tudo...
Eleito Governador do então Estado da Guanabara, pelas oposições ao regime militar, em 1965, Negrão de Lima, notável político formado na sua Minas Gerais e no seu histórico PSD, logo tratou de se entender com os governos militares. Seu mandato acompanhou o de Castelo Branco, Costa e Silva e…
Ler tudo...
Mais um dos grandes e bons nomes da vida pública do estado que se vai. Construiu uma vida pública de decência e lisura. Gostava das pessoas. Lutou pela volta do regime democrático como um leão. Ele , Wilson e Plínio Martins , Sérgio Cruz , Onevan de Matos , Juarez Marques Batista , Valter…
Ler tudo...
Ao longo de meus 96 anos de vida, presenciei a Grande Depressão, uma guerra mundial e o aumento do terrorismo, da fome e da pobreza ao redor do mundo. Também testemunhei o surgimento de viagens ao espaço e da internet, a profusão dos avanços médicos e inúmeras outras descobertas que me alegram.…
Ler tudo...
Quando João Lourenço assumiu a Presidência de Angola, sucedendo o histórico presidente José Eduardo dos Santos, de quase 40 anos no poder, muitos pensavam que a corrupção que minava o país iria diminuir, mas permaneceu, dado o envolvimento de políticos e militares na exploração das empresas…
Ler tudo...
Chegar ao ápice de nove mandatos como Deputado Estadual , não é para qualquer um. Lá pelos idos dos anos 70 utilizava seu Fusca para percorrer o Cone Sul advogando e filiando pessoas no seu MDB de então. O banco traseiro do carro era escritório e partido político volante. Asfalto naquela época…
Ler tudo...