Opinião

Opinião

Seção de artigos e opiniões do Jornal Midiamax

Estou relendo um despretensioso e delicioso livro de memórias de meu saudoso amigo Mário Saladini, que teve um vida alegre, contemplado com missões no exterior em Buenos Aires, Lisboa, Cidade do México, entre outras, a serviço do Itamaraty ou do Lloyd Brasileiro, getulista de lealdade integral,…
Ler tudo...
2020 entrará para a história do Brasil e do mundo como um ano excepcionalmente atípico, de profunda crise econômica, com precedente ocorrido há exatos 100 anos (Gripe Espanhola), por conta da pandemia do Coronavírus. Foram demitidos milhares de trabalhadores de todos os setores nos Estados…
Ler tudo...
A incansável esquerda se une na campanha para desgastar o capitalismo e o liberalismo para chegar ao estado totalitário de economia centralizada. Hoje, com toques de liberdade, que seria preservar o pequeno e médio comércio, com preços fixados, com o Estado controlando as grandes corporações e…
Ler tudo...
No exato momento histórico que vivemos, com a sociedade pedindo uma melhora em seus quadros políticos, agregando mais vocacionados para servir a coletividade e não dela se servirem, uma onda mesquinha de denúncias afasta da vida pública quem não quer se prestar a uma devassa em sua vida pessoal,…
Ler tudo...
Uma política nacional de incentivar a instalações de novas indústrias fora das regiões metropolitanas daria um alívio nas contas públicas e natural melhoria na qualidade de vida da população A pandemia mostrou à muita gente que a vida no interior pode ser mais prazerosa, hoje com os recursos do…
Ler tudo...
Assim como no trânsito existem placas de sinalização, que são de fundamental importância para a manutenção da ordem e da vida de condutores de veículos, passageiros e pedestres, indicando por exemplo: “Perigo”, “Pare”, “Contramão”, “Proibido virar à esquerda”, “... à direita”, “Rua sem saída”, e…
Ler tudo...
" Rio 40 graus Cidade Maravilha Purgatório da beleza e do caos Capital do sangue quente do Brasil......" Fernandinha Abreu cantarolou a música e embalou o sonho carioca sem imaginar o que estava por vir. Uma avalanche de maldades desceu por todo o Rio de Janeiro deixando todos com o…
Ler tudo...
O Código Eleitoral, fruto da Lei n° 4737,de 15 de julho de 1965 prevê 65 tipos penais. Entretanto, há outros crimes eleitorais previstos em leis extravagantes. Estas são leis que vem fora do contexto do código pertinente, leis esparsas, a lei 6.091 em seu artigo 11 prevê alguns tipos penais, por…
Ler tudo...
As  leis aplicadas no direito eleitoral,a saber: Constituição federal de 1988: Lei das eleições ou lei n,9504/30.9.1997; Lei complementar n.64/90- denominada lei das inelegibilidades derrogada pela lei da ficha limpa- lei n. 135,4.6.2010 que passou a sanção de três anos para 8 anos.…
Ler tudo...
Alguém poderia imaginar qual teria sido o resultado da II Guerra Mundial não tivessem os ingleses a inspiração de colocar no comando do país um homem da estatura de Winston Churchill? Mesmo cometendo equívocos graves, foi ele quem representou a melhor cabeça, com visão e obsessão. Até na…
Ler tudo...
Nesses tempos difíceis de crise econômica mundial por conta do vírus que ainda provoca milhares de desempregos, deixando as pessoas, inclusive em casa, com os nervos à flor da pele, provocando estresse, desentendimentos, brigas e o aumento da violência doméstica, especialmente contra a mulher,…
Ler tudo...
Convivendo até bem pouco tempo com problemas de natureza cambial, pela falta de divisas necessárias, o Brasil permanece com uma cultura restritiva a tudo que se relacione à comércio exterior, tarifas alfandegárias e à burocracia bancária para compra e venda de moedas estrangeiras. Neste último…
Ler tudo...
A fé e o medo não coexistem dentro de um mesmo indivíduo. Enquanto a fé edifica o homem, tornando-o mais forte e resistente para vencer e superar os obstáculos da vida, o medo, ao contrário, inibe o crescimento e impede a tomada de decisões que poderiam ser imprescindíveis para o sucesso…
Ler tudo...
Foi com grande emoção que uma entrevista inédita de José Aparecido de Oliveira, para um livro a ser ainda lançado, caiu em minhas mãos. Não apenas pelo valor histórico e jornalístico, mas por envolver um grupo de brasileiros notáveis que o destino e Deus me permitiu conviver desde a mocidade, em…
Ler tudo...
Para o cidadão sem o veneno da ideologia, das idiossincrasias, da covardia moral diante das patrulhas do ódio, enfim, gente que trabalha pensando no país e na família, o Brasil vive um momento triste sob o ponto de vista do nível de politicagem rasteira entre pessoas que não podem alegar…
Ler tudo...
Os novos rumos políticos adotados pelo povo brasileiro que escolheu um novo governo depois que vieram à tona toda bandidagem daqueles que governaram o país nas últimas décadas, acirraram uma verdadeira guerra ideológica partidária pela retomada do poder. Nessa luta, no vale tudo, muitos…
Ler tudo...
Nenhuma novidade na recuperação da aceitação ao governo e, em especial, ao presidente da República. O povo não é bobo, as classes médias estão mais informadas e avaliam as mudanças ocorridas no Brasil nestes 20 meses. O presidente, apesar da espetacular performance eleitoral, eleito com uma…
Ler tudo...
O trágico balanço das queimadas devastadoras, que até o começo da semana haviam varrido estimados dois milhões de hectares do Pantanal, talvez nunca chegue a ser de fato fechado. Até por que, se é possível mensurar prejuízos econômicos e financeiros decorrentes da destruição de pastagens,…
Ler tudo...
A reforma tributária que está em exame pelo Congresso, baseada em projetos existentes e na proposta do governo, precisa ser votada logo, pois dela vai depender a oportunidade de o Brasil estimular investimentos produtivos, seja de nacionais ou de estrangeiros. O desafio é enorme, pois tem de ser…
Ler tudo...
Uma das crenças unânimes entre as igrejas Cristãs é de que o fim dos tempos, quando se dará também a Segunda Vinda de Jesus Cristo, Filho de Deus, está bem próximo. Desta vez, não mais de maneira discreta e humilde, mas com muito poder e grande glória, ao som de trombetas ecoando por todo céu e…
Ler tudo...