Opinião

Opinião

Seção de artigos e opiniões do Jornal Midiamax

A data de 11 de agosto se comemora a instalação dos cursos jurídicos no Brasil. A fundação se deu em 1827 por ato governamental de D.Pedro I. As duas faculdades de direito foram em São Paulo, Largo do São Francisco e em Pernambuco, em Olinda. Essa data é chamada do dia da pindura. Nesses…
Ler tudo...
A decisão do mandato do governador do Rio, protelada por preciosismos, na melhor das hipóteses, jurídicos, agrava a crise na economia e seus reflexos sociais. A crise é nacional e internacional em função da pandemia. Mas é mais grave na cidade e no Estado que sofrem mais, pois já vinham com…
Ler tudo...
O que você sabe sobre seus antepassados? Normalmente sabemos e comentamos somente sobre aqueles que convivem ou conviveram conosco até a terceira, quarta e quiçá, quinta geração. E além disso, o que sabemos? Quem eram eles? Onde viviam? O que faziam na vida? O que você também não sabe é que…
Ler tudo...
Pesquisadores estão descobrindo que os crescentes relatos de depressão, ansiedade, bullying e suicídio estão ligados à epidemia de solidão provocada, em grande parte, pelo uso disseminado de dispositivos eletrônicos pessoais. Telefones celulares, tablets e outros aparelhos são ao mesmo tempo uma…
Ler tudo...
A pandemia está sob certo controle, vai permanecer entre nós de forma preocupante mais uns dois meses, mas a normalidade está voltando, pressionada pela realidade do esgotamento de despesas e prejuízos que chegaram ao limite. Mais um pouco, a situação ficará sem solução. Afinal, neste mundo…
Ler tudo...
A vida vai voltando ao normal, apesar da pandemia ainda preocupar, e muito. Mas as medidas de dotar o país de um mínimo de condições de atender aos casos mais graves, que exigem internação de longo prazo e cuidados especiais, sugerem a volta da normalidade, que já ocorre em muitos estados e…
Ler tudo...
Não é fácil ser “pais”. Seus empenhos para educar e ensinar os filhos nem sempre são perfeitos. Entretanto é imperativo que deem o melhor de vocês para formá-los e prepara-los da melhor maneira possível para que tenham uma vida digna e feliz, sempre alicerçada em bons princípios morais e…
Ler tudo...
Apanhado pela crise há uns cinco ou seis anos, o Rio vem sofrendo um verdadeiro apagão em termos de investimentos e com a perda de condições para reverter quadro econômico e social difícil, agravado agora com este triste espetáculo na gestão dos recursos de combate à pandemia, transferidos do…
Ler tudo...
O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé em Deus, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Alicerçar o relacionamento conjugal e familiar em qualquer outro pilar é…
Ler tudo...
São tempos difíceis esses que o Brasil e o mundo atravessam por conta do Coronavírus. A economia se retraiu e entre as consequências registradas foram as demissões e as milhares de empresas fechadas, ou obrigadas a reduzir seus quadros de funcionários. Estes, os trabalhadores, foram os mais…
Ler tudo...
Muitos julgam que a memória histórica, ao longo do tempo, registrará apenas aqueles que chegam aos cargos executivos mais altos, como de presidente da República, governador ou prefeito. Mas a vida pública é, ontem como hoje, construída com grandes exemplos e grandes lições de homens notáveis,…
Ler tudo...
O registro de grandes catástrofes por todo o mundo, de maneira mais acentuada nas últimas décadas: terremotos, furacões, ciclones (ontem em Santa Catarina), tornados, inundações, tsunami, queimadas, secas... agravadas este ano pelo Coronavírus, que ceifa milhares de vidas diariamente em quase…
Ler tudo...
O Brasil já cresceu a taxas superiores a 10%, no governo Médici, sob o comando de Delfim Netto no que se convencionou chamar de “milagre brasileiro”. Foram anos dourados, reconhecidos até por Lula, que costuma lembrar que era difícil fazer política sindicalista com pleno emprego e leilão de…
Ler tudo...
Em seu processo natural de sobrevivência e multiplicação, o novo coronavírus mostra-se eficiente, pois segue vencendo a guerra contra o ser humano. Nesse embate, como ocorre com todo organismo vivo, procura as melhores condições para se propagar. No Brasil, além dos fatores biológicos e naturais…
Ler tudo...
A pergunta que não se cala ao longo da história da humanidade:  A morte é o fim da vida? Felizmente não! Pois a vida é eterna. Com a morte do corpo físico neste plano na Terra, encerra-se apenas uma etapa do processo de evolução do espírito do homem, que é eterno. As Escrituras Sagradas…
Ler tudo...
Nestes tempos de quarentena e reflexão, na repetição de malfeitos inacreditáveis depois de tudo que o Brasil passou nos últimos anos, não fica difícil identificar que a burocracia – refletida na complexidade dos códigos processuais e na lentidão do Judiciário e do Legislativo em julgarem ou…
Ler tudo...
A programação do presidente nos finais de semana sugere que ele carece de uma assessoria para pautar eventos aos sábados e domingos. Ele anda repetindo visitas a estradas, pousos no entorno da capital e idas a instalações militares, também na região central. Quando não comparecia a repetitivas…
Ler tudo...
Quando as Escrituras Sagradas nos revelam que Cristo, ao defender a mulher adúltera, que estava para ser morta, apedrejada pela comunidade, disse a famosa frase: “Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra”, e quando ofereceu “água da vida” a uma samaritana (homens não podiam falar com…
Ler tudo...
Apesar de todo este clima de indignação com a divulgação de malfeitos inadmissíveis no Estado do Rio, com os recursos recebidos do governo federal para o combate à COVID-19, que precisam ser apuradas e aprofundadas, o Rio tem efetivamente fôlego de sete gatos e apresenta condições singulares…
Ler tudo...