Opinião

Opinião

Seção de artigos e opiniões do Jornal Midiamax

O projeto Witzel

O governador do Rio, Wilson Witzel, está sendo pragmático e acertando em cheio em dar prioridade à segurança pública, visivelmente a mais presente dos últimos governos. A polícia é vista por toda parte e os índices diminuíram, como tem sido publicado. Finalmente se percebe que bandido é bandido e…
Leia mais...

É preciso paciência e coragem

Em lúcida entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o ex-diretor do Banco Central Mário Torós, hoje no setor privado, observou com realismo e oportunidade que a política econômica está na direção correta. Lembrou, no entanto, que os resultados não podem ser imediatos; devem ser lentos e sólidos,…
Leia mais...

O sentimento positivo

Os formadores de opinião descomprometidos ideologicamente – empresários, líderes de classe, políticos e  jornalistas – começam a crer que a incontinência verbal do presidente e alguns de seus próximos não afeta as iniciativas positivas que vem tomando. Nem o consenso em torno do projeto de…
Leia mais...

SOS Turismo

A simplificação, com a desburocratização no setor do turismo, ainda não se faz sentir no governo federal. Muitas medidas dependem apenas da BIC presidencial; outras, da coordenação e da articulação com o setor privado nacional e internacional. A extinção da ridícula exigência do visto para…
Leia mais...

Como diminuir o tamanho de seus problemas!

Existem algumas maneiras de tornar seus problemas menores do que eles realmente são e, dessa forma, pequeninos, tornam-se mais fáceis de serem resolvidos, sanados. Um deles é adotando sempre uma postura firme e determinada de tocar a vida com altivez e garra, enfrentando sem medo e de cabeça…
Leia mais...

Em tempos de Cibercrimes

Recentemente foram noticiados dois casos de grande repercussão envolvendo investigações de cibercrimes. O suposto crime de vazamento de foto de nudez de terceiro, pelo jogador Neymar e a suspeita de invasões de celulares e aplicativos de agentes públicos ligados à Operação Lava Jato. É fato…
Leia mais...

Tempero Mineiro

Não foi obra do acaso o fato de a política brasileira ter sido marcada, desde a Independência, pela presença decisiva de mineiros como atores de referência. Na República, foi a estabilidade criada pela política do café com leite. A Revolução de 30 teve sua articulação nacional a cargo de dois…
Leia mais...

Pare de adiar as coisas!

O ser humano é mesmo incrível. Dotado de extrema inteligência, sabedoria e criatividade, é capaz de fazer coisas fabulosas, mesmo com a matéria-prima mais simples como o a tinta, a madeira, a pena, o barro.... No entanto, seu maior adversário, contrário à materialização de suas ideias e ideais, é…
Leia mais...

O Tempo é Implacável

Todo mundo sabe como gerar empregos e retomar o crescimento do Brasil, mas posturas menores, fruto de vaidades, ambições e interesses menores, continuam a travar a economia e a agravar o social. O Senado tem o dever de aprovar logo a Reforma da Previdência, que é consenso nacional. Não tem…
Leia mais...

Fake News na internet

O vídeo que circulou nas redes sociais, com o título: “Denúncia: Deputado marca presença de colegas ausentes”, que retratava um suposto deputado relacionando a presença dos colegas faltosos em uma sessão na Câmara Federal, é verdadeiro? A atriz Paolla Oliveira teve um vídeo seu, com conteúdo…
Leia mais...

O fator Brasil-China

Com a tendência em aumentar os 35% das exportações que vão para a China, o Brasil virou uma seara para o gigante asiático nos últimos tempos. É o nosso maior importador de soja, frango e suíno. Agora, é o leite a grande sensação que irá aterrissar em terras de mandarim . O governo brasileiro deu…
Leia mais...

A oportunidade faz o lider

A vida dos homens é feita de oportunidades, de destino, que, na verdade, torna a existência humana fascinante, imprevisível. São fatores inexplicáveis, como o destaque e sucesso de jogadores de futebol, quando se sabe que, pelo Brasil a fora, existem centenas de talentos semelhantes, que,…
Leia mais...

Habemus Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Recentemente a Lei Federal nº 13.853/2019 foi sancionada pelo Presidente da República, estabelecendo as previsões necessárias para se criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a qual deve começar a atuar em 2020, após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A…
Leia mais...

Matando a poupança

Lenine já dizia que o capitalismo iria criar a corda com que iria se enforcar. Agora, mais de século depois, talvez, possamos entender a profundidade do perigoso revolucionário, do qual o mundo livre sobreviveu em função de sua morte prematura. Mas o leninismo, muito mais do que o marxismo,…
Leia mais...

A economia vence a ideologia

No momento em que as democracias, num movimento mundial, preferiram dar maior importância aos avanços econômicos, que se refletem diretamente na qualidade de vida da população em geral, o debate ideológico foi perdendo terreno. No entanto, ainda sobrevivem aqueles mais hábeis na demagogia e no…
Leia mais...

Novas Prioridades

Superada a aprovação da Previdência –espera-se que ocorra sem novidades no Senado –, é hora de se pensar em como modernizar nossa legislação na área da atração de investimentos. O problema não é apenas conter o déficit, os gastos desnecessários ou mal geridos, mas, sim, avançar na qualidade de…
Leia mais...

Como transformar uma casa em lar

Depois de um exaustivo dia de trabalho ou do enfrentamento de violentas tempestades que a vida impõe a todos, é à casa que as pessoas almejam chegar para repouso e reposição das energias que irão sustê-las para os novos embates do dia seguinte. No entanto, serão muito mais assistidos e,…
Leia mais...

A pauta estéril e insensível

O Brasil continua envolvido numa pauta estéril, elitista e insensível ao sofrimento de parcela significativa da população. O que se tem discutido é secundário diante do drama vivido por 14 milhões de desempregados, pela carência de mão de obra habilitada à retomada do crescimento (quando e se…
Leia mais...

Santa Casa: Ilha de Gestão

Obra da Constituinte de 1988, da qual tive o privilégio de participar, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para garantir a universalização da atenção médico-hospitalar elegendo a saúde pública como direito constitucional. Um arsenal de normas infraconstitucionais – leis, decretos,…
Leia mais...

Conhecer os Prefeitos

A atuação dos prefeitos no Brasil costuma aparecer no noticiário apenas quando de malfeitos e escândalos. Sufoca-se, assim, as revelações que podem ajudar a melhorar o nível de nossos homens públicos, tirando muitos da política municipal para a estadual ou mesmo federal. Nos diferentes estados,…
Leia mais...