Rússia anuncia 1° caso de transmissão de gripe aviária para humanos

Sete pessoas foram contaminadas em uma granja de aves, mas passam bem

Autoridades da afirmaram que o país detectou o primeiro caso de transmissão da cepa H5N8 da aviária para seres humanos. O anúncio foi feito neste sábado (20), e a OMS (Organização Mundial da Saúde) já foi informada.

De acordo com a diretora da agência sanitária russa, Anna Popova, sete pessoas foram contaminadas em uma granja de aves, mas passam bem, conforme publicado no jornal O Tempo.

Anna também comentou que a OMS já havia recebido a informação da contaminação. “A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão da aviária (H5N8) para o ser humano já havia sido enviada para a Organização Mundial da Saúde”, acrescentou.

Esse vírus é altamente contagioso entre as aves, mas nunca havia sido relatada sua transmissão para humanos.

Popova disse que cientistas do laboratório russo Vektor isolaram material genético da cepa dos sete trabalhadores de um criadouro no sul do país, onde se detectou uma epidemia de aviária em dezembro passado.

Os trabalhadores não sofreram efeitos graves para sua saúde e “se sentem bem”, acrescentou a responsável. “Medidas foram tomadas rapidamente para controlar a situação”, completou.

Embora a cepa H5N8 já tenha “passado a barreira entre as espécies”, ao ser transmitida de aves para o homem, “essa variante do vírus não é transmitida de uma pessoa para outra, no momento atual”, esclareceu.

Rússia anuncia 1° caso de transmissão de gripe aviária para humanos
Mais notícias