Mundo

Nasa libera vídeo e som ambiente registrado em Marte

A Nasa (Agência Espacial Americana) apresentou o planeta Marte em “som e imagem”. Se até alguns anos mal sabíamos como era o solo do nosso vizinho estelar, hoje já podemos ‘sentir’ como é andar no solo rochoso. Após a última missão, onde um robô foi enviado ao planeta, a agência divulgou fotos, vídeos e até […]

Gabriel Neves Publicado em 04/03/2021, às 10h39

Imagem feita por robô da Nasa de solo de Marte. (Foto: Reprodução/Nasa)
Imagem feita por robô da Nasa de solo de Marte. (Foto: Reprodução/Nasa) - Imagem feita por robô da Nasa de solo de Marte. (Foto: Reprodução/Nasa)

A Nasa (Agência Espacial Americana) apresentou o planeta Marte em “som e imagem”. Se até alguns anos mal sabíamos como era o solo do nosso vizinho estelar, hoje já podemos ‘sentir’ como é andar no solo rochoso.

Após a última missão, onde um robô foi enviado ao planeta, a agência divulgou fotos, vídeos e até arquivos de áudio com o som ambiente do planeta. As gravações ainda não são como aquelas feitas por Neil Armstrong quando pisou na Lua, mas já velem a viagem.

Os sons captados são uma mistura dos barulhos feitos pelo próprio robô e do ambiente marciano. Eles se assemelham aos de uma ventoinha girando, segundo publicado no portal Hypeness.

NASA · Sounds From Mars: Includes Rover Self-Noise

Em um registro específico, a agência espacial isolou os ruídos feitos pela Perseverance e é possível ouvir apenas o planeta vermelho.

Já as câmeras da rover registraram todos os momentos desde a descida até o pouso no solo de Marte. O equipamento foi lançado de uma altura de 11 quilômetros da superfície.

NASA · Sounds From Mars: Filters Out Rover Self-Noise

Jornal Midiamax