Mundo

Boneco Sr. Cabeça de Batata passa a não ter gênero e causa discussão

Chegou ao fim a marca 'Sr. Cabeça Batata', que vai passar a comercializar uma família de batatas sem gênero segundo a fabricante Hasbro

Carlos Yukio Publicado em 27/02/2021, às 13h46

None
Boneco Sr. Cabeça de Batata passa a não ter gênero e causa discussão

Chegou ao fim a marca ‘Sr. Cabeça Batata’, o brinquedo de culto da Hasbro. O fabricante anunciou esta quinta-feira (25), que vai passar a comercializar uma família de batatas sem gênero, embora os brinquedos do passado da marca se mantenham vivos na memória de muitos.

Os brinquedos foram criados em 1952 e fizeram parte das brincadeiras de pessoas em todo o mundo. Este consiste numa batata, a partir da qual cada criança é convidada a criar a sua própria personagem. Uns lábios vermelhos ou um bigode eram a forma de definir o sexo do personagem. Contudo, a batata não tem gênero e por isso a Hasbro decidiu que o brinquedo deixará de ter a designação de Sr. ou Sra. e será, simplesmente, Cabeça de Batata.

“A cultura evoluiu. As crianças querem ser capazes de representar as suas próprias experiências. A forma como a marca existe atualmente — com o Sr. e a Sra — é limitadora no que diz respeito tanto à identidade de género como à estrutura familiar”, considera Kimberly Boyd, funcionário da empresa.

Os personagens em causa fizeram parte, inclusive, do filme ‘Toy Story’. A mudança causou divisão de opiniões entre clientes que realmente não se importavam com o gênero de um boneco que é representado por um tubérculo, e outros que não achavam necessária a ‘militância’ da marca para com o produto e não viam problema nos brinquedos terem gêneros distinguidos em Sr e Sra.

Jornal Midiamax