Vulcão entra em erupção na Indonésia e cinzas chegam a 3 km de altura

Moradores de casa próximas foram retirados e pilotos orientados a não sobrevoar a região

Na madrugada desta segunda-feira (10) o Monte Sinabung entrou em erupção na cidade de Sumatra do Norte, na Indonésia. As cinzas chegaram a atingir 3km de altura. No vilarejo mais próximo, Naman Teran, a quantidade de cinzas foi tão grande que o dia virou noite.

Moradores que viviam em casa até 5km do monte foram orientados a deixar a região. O vulcão é um dos mais ativos da Indonésia e não é a primeira vez que entra em erupção.

Aviões também estão proibidos de passarem por lá. Pilotos foram orientados a evitar sobrevoar na região. O Monte Sinabung tem altitude de 2.460 metros acima do nível do mar e está no Nível 3 de alerta para erupções.

Em maio deste ano, pelo menos sete pessoas morreram por conta de uma erupção do vulcão, enquanto em fevereiro, outra forte erupção causou 16 mortes e forçou a retirada de 14 mil pessoas da região.

Sinabung, após 400 anos dormindo, entrou em erupção em agosto de 2010 e mostra uma atividade incessante desde setembro de 2013. A Indonésia abriga mais de 400 vulcões: 129 continuam ativos e 65 estão classificados como perigosos, entre eles o Sinabung.

(Com informações dos portais de notícias MetSul e G1)

Vulcão entra em erupção na Indonésia e cinzas chegam a 3 km de altura
Mais notícias