Trump fala em ‘incompetência’ da China e volta a culpar país por pandemia

Presidente usou sua conta no Twitter para responsabilizar Pequim pelo surto de coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a culpar a China pela pandemia de covid-19, nesta quarta-feira (20). “Foi a incompetência da China, e nada mais, que causou esse massacre em todo o mundo”, publicou o líder da Casa Branca em sua conta oficial no Twitter, na manhã desta quarta-feira, 20.
Sem dar detalhes, o republicano ainda comentou que “algum maluco na China publicou um comunicado culpando todo mundo exceto a China pelo vírus que já matou centenas de milhares de pessoas. Expliquem a esse maluco que “foi incompetência da China”.

Membros do governo Trump vêm elevando o tom contra o país asiático quando o assunto é o novo coronavírus, e analistas já temem que as tensões afetem a área comercial, apesar do acordo tarifário assinado entre as partes no início do ano.

Ontem (19), o assessor de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro, afirmou em entrevista à rede CNN que a China “basicamente desencadeou a pandemia pelo mundo”.

A retórica do governo americano contra Pequim foi usada como argumento para que Trump interrompesse o financiamento de seu país à Organização Mundial da Saúde (OMS) – órgão ligado às Nações Unidas que comanda a resposta global à crise sanitária. Trump acusa a organização de ter beneficiado os chineses ao se calar sobre a origem da pandemia, que foi primeiro identificada na Ásia, e lidera países que pedem uma investigação internacional sobre o caso.
A china chegou a ser acusada por conspiradores de ter desenvolvido o vírus em laboratório, com segundas intenções. Funcionários de um laboratório da cidade chinesa de Wuhan chegaram a se pronunciar publicamente sobre o assunto e citaram estudos que mostram que o coronavírus que circula nos EUA é mais “primitivo” que a versão encontrada na China, o que sugeriria que a epidemia nos EUA tem uma origem desconhecida.

 

Trump fala em 'incompetência' da China e volta a culpar país por pandemia
Mais notícias