Molécula encontrada em Vênus indica vida fora da Terra

Apesar da empolgação, estamos falando de vida microbiana

Um dos assuntos que mais desperta a curiosidade entre as pessoas e a comunidade científica é sobre a existência de vida fora da Terra. Um estudo publicado no jornal cientifico Nature Astronoy confirma que talvez a vida extraterreste esteja mais próxima do que imaginamos, em Vênus mais especificamente.

Bom o estudo não fala sobre seres humanoides ou reptilianos, é um tipo de vida bem mais discreta – a microbiana. A equipe internacional de pesquisadores detectou fosfina a atmosfera do planeta.

O curioso é que a fosfina é um tipo de gás que, na terra, só existe por atividade industrial ou produzido por micróbios de ambientes anaeróbicos (sem oxigênio), que seria o que ocorre em Vênus.

“Com o conhecimento atual que temos sobre química e sobre Vênus, não existe uma explicação possível para a presença de fosfina nas nuvens do planeta que não seja vida”, explicou a astroquímica Clara Sousa Silva, do MIT (EUA), uma das autoras do trabalho, em entrevista por e-mail para a Folha de São Paulo. “Mas talvez estamos deixando de enxergar alguma informação”, ressaltou.

Após décadas estudando a fosfina, Cara começou a olhar para a possibilidade de que a fosfina pudesse ser uma bioassinatura em mundos anaeróbicos. Ou seja: funcione como um sinal capaz de identificar vida fora da Terra em planetas rochosos desprovidos de oxigênio em suas atmosferas.

Molécula encontrada em Vênus indica vida fora da Terra