Molécula encontrada em Vênus indica vida fora da Terra

Apesar da empolgação, estamos falando de vida microbiana

Um dos assuntos que mais desperta a curiosidade entre as pessoas e a comunidade científica é sobre a existência de vida fora da Terra. Um estudo publicado no jornal cientifico Nature Astronoy confirma que talvez a vida extraterreste esteja mais próxima do que imaginamos, em Vênus mais especificamente.

Bom o estudo não fala sobre seres humanoides ou reptilianos, é um tipo de vida bem mais discreta – a microbiana. A equipe internacional de pesquisadores detectou fosfina a atmosfera do planeta.

O curioso é que a fosfina é um tipo de gás que, na terra, só existe por atividade industrial ou produzido por micróbios de ambientes anaeróbicos (sem oxigênio), que seria o que ocorre em Vênus.

“Com o conhecimento atual que temos sobre química e sobre Vênus, não existe uma explicação possível para a presença de fosfina nas nuvens do planeta que não seja vida”, explicou a astroquímica Clara Sousa Silva, do MIT (EUA), uma das autoras do trabalho, em entrevista por e-mail para a Folha de São Paulo. “Mas talvez estamos deixando de enxergar alguma informação”, ressaltou.

Após décadas estudando a fosfina, Cara começou a olhar para a possibilidade de que a fosfina pudesse ser uma bioassinatura em mundos anaeróbicos. Ou seja: funcione como um sinal capaz de identificar vida fora da Terra em planetas rochosos desprovidos de oxigênio em suas atmosferas.

Molécula encontrada em Vênus indica vida fora da Terra
Mais notícias