Cientista da OMS diz que vida “pré-Covid” só retorna em 2022

Ela ainda afirmou que é necessário de 60% a 70% da população mundial seja vacinada

A diretora de ciências da OMS (Organização Mundial da Saúde) Soumya Swaminathan aifmrou, durante coletiva em Genebra, na Suiça, que o mundo pode só conseguir voltar ao modo de vida normal, antes da pandemia, em 2022. Segundo ela, esse é o tempo necessário para que um número suficiente de pessoas receba a vacina, em todo o planeta.

“Por muito tempo teremos que manter o mesmo tipo de medidas que estão sendo implementadas atualmente, como o distanciamento físico, uso de máscara e cuidados com a higiene”, disse Swaminathan.

O pronunciamento foi feito em uma reunião virtual organizada pelas Nações Unidas. A cientista ainda disse que, mesmo após disponibilização da vacina, as pessoas deverão seguir os protocolos de segurança estabelecidos pela OMS. “É necessário ter de 60% a 70% da população vacinada para que comecem a construir imunidade”, explicou.

Ainda segundo ela, o tempo de imunização de uma possível vacina também é outra questão a ser considerada. “Esse é outro ponto de interrogação: quanto tempo dura a imunidade?”, questionou Swanminathan.

Apesar de não acreditar que o coronavírus é um vírus sazonal com o passar do tempo, ela disse que “podemos esperar altos e baixos nos casos de transmissão”.

(Com informações da CNN Internacional)

Cientista da OMS diz que vida “pré-Covid” só retorna em 2022
Mais notícias