Carcaça de urso da Era do Gelo é encontrada na Rússia

Animal é o primeiro da espécie a estar “intacto” e pode ter entre 22 mil e 39,5 mil anos

Um urso-das-cavernas, da Era do Gelo, foi encontrado perfeitamente preservado no Ártico da . A descoberta foi feita por pastores de renas no arquipélago da Nova Sibéria, e é o primeiro exemplar da espécie a ser encontrado com tecidos macios intactos.

Segundo cientistas da Federal do Nordeste, em Yakutsk, na Sibéria, antes desse urso apenas ossos e crânio haviam sido encontrados da espécie. Esse, entretanto, possuía “todos os órgãos no lugar, incluindo até o nariz”, afirmou a cientista Lena Grigorieva.

Carcaça de urso da Era do Gelo é encontrada na Rússia
Fóssil de urso das cavernas da Era do Gelo encontrado na . (Foto: Divulgação/ North-Eastern Federal University Yakutsk).

O urso-das-cavernas (Ursus spelaeus) é uma espécie pré-histórica que vivia na Eurásia nas eras intermediárias e finais do Pleistoceno, e foram extintos a cerca de 15 mil anos atrás.

Análises preliminares sugerem que o urso descoberto tem entre 22 mil e 39.500 anos de idade. Contudo, ainda é necessário submeter o animal a uma análise de datação de radiocarbono para determinar a idade exata.

(Com informações da Internacional)

Carcaça de urso da Era do Gelo é encontrada na Rússia
Mais notícias