Agência de notícias chinesa anuncia apresentadora baseada em inteligência artificial

A tecnologia permite que ela imite vozes, expressões e movimentos

Nesta quinta-feira (21), a China deu mais um avanço nas suas ferramentas tecnológicas. A Xinhua, agência de notícias estatal chinesa anunciou a sua nova integrante, que trata de uma apresentadora de TV virtual renderizada em 3D e baseada em inteligência artificial.

A nova apresentadora recebeu o nome de Xin Xiaowei, que tem como aparência a repórter da própria agência, Zhao Wanwei. A nova invenção foi desenvolvida em parceria com a empresa Sogou Inc e usa tecnologias como “reconhecimento e síntese multi-modal, reconhecimento e animação facial e transferência de aprendizado”.

Essa tecnologia permite que a apresentadora virtual imite vozes, expressões e movimento labial e maneirismos humanos, tendo como base apenas instruções em texto. Xiaowei possui uma linha mais antiga e tornou-se a mais nova modelo.

Segundo o The Next Web, a principal diferença de Xiaowei é que ela é renderizada em 3D e pode andar por um cenário e ser filmada de vários ângulos, enquanto os modelos anteriores foram criados para serem vistos apenas de frente. Com isso é possível adicionar mais dinamismo às transmissões.

Agência de notícias chinesa anuncia apresentadora baseada em inteligência artificial