Urso ataca domador em circo, na Rússia

O animal foi tirado de cima do domador com eletrochoques

Um urso atacou o domador enquanto se apresentava no picadeiro de um circo, na república da Carélia, região da Rússia próxima da Finlândia. O animal foi retirado de cima do homem com o uso de eletrochoques e chutes de outro funcionário.

A administração do circo Anshlag informou que ambos passam bem. O animal é um urso fêmea de 16 anos, que segundo o adestrador, Ruslan Solodyuk, nunca apresentou comportamento agressivo. Ele acredita que o ataque foi devido às dores e cansaço que o animal acumulou ao longo dos anos.

Já a gerente do circo, Lyudmila Misnik, culpou a platéia pelo acidente. Para a gerente, os flashes dos celulares acabaram provocando o animal. Ela também destaca que nenhum outro número do espetáculo apresenta risco aos espectadores.

No circo Anshlag são usados outros animais, como cachorros, guaxinins, cobras, macacos e papagaios. Todos se apresentam num palco sem nenhum tipo de proteção ao público, que fica exposto aos imprevistos.

Segundo informações do jornal The New York Times, é comum que ursos sejam capturados e usados como entretenimento na Rússia. O jornal destaca que o uso desses animais não é feito apenas em circos, mas também em comércios nas ruas, como uma forma de propaganda. Ativistas dos direitos dos animais lutam para criar leis contra esse tipo de cultura, que mantém os animais em condições de maus-tratos.

Mais notícias