Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

PF faz operação contra tráfico de pessoas no Brasil, México e EUA

Estrangeiros entravam pelo Brasil pelo Paraguai e fronteiras secas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20) uma operação contra o tráfico de pessoas no Brasil, Estados Unidos e no México, envolvendo funcionários de uma companhia aérea e do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A operação é executada com apoio de autoridades do México e dos EUA. Agentes cumprem cinco mandados de busca e apreensão em Guarulhos, em São Paulo e no Distrito Federal.

As investigações tiveram início em 2015, quando um grupo de estrangeiros vindos da Índia e de Bangladesh tentou entrar no Brasil pela fronteira com o Paraguai, portando documentos falsos.

A Polícia Federal descobriu que os envolvidos aterrisavam no Brasil para realização de conexões, e recebiam os documentos falsos na área restrita do aeroporto de Guarulhos. Depois, com os documentos em mãos, seguiam para EUA e México.

“Os indícios apontam que os traficantes estrangeiros se associaram a funcionários da companhia aérea e do aeroporto para que pudessem enviar documentos aos indivíduos na área restrita”, disse a Polícia Federal em comunicado.

A investigação aponta que os estrangeiros eram trazidos ilegalmente por meio de fronteiras secas. Os envolvidos serão autuados pelos crimes de tráfico de pessoas, aliciamento com fins de imigração e falsificação de documento público

A companhia aérea com funcionários suspeitos de envolvimento no esquema criminosos não foi identificada pela PF. O Aeroporto Internacional de São Paulo não se posicionou sobre a operação até o momento.

Você pode gostar também