Dia Nacional do Livro: influenciadores fazem leituras coletivas em vídeos

Booktubers fazem sucesso na plataforma de vídeo e incentivam jovens a ler

O Dia Nacional do Livro é celebrado nesta quinta-feira, 29 de outubro, mesmo dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em 1810, para incentivar o hábito de leitura entre os brasileiros. E se engana quem acha que o mundo dos livros está afastado das redes sociais.

Os chamados “booktubers”, como são conhecidos os s que produzem conteúdo sobre livros e leitura, têm ganhado espaço no YouTube, com diversidade de conteúdo. Alguns produzem vídeos com resenhas de livros, e outros fazem leituras em voz alta para o espectador

Uma outra novidade é a produção de “lives”, com a da Bel Rodrigues, que possuem espaços definidos para que os espectadores leiam, de casa, junto com a , que tem mais de 800 mil inscritos no canal que mantém.

Com clubes de leitura e conteúdos educativos, é possível compartilhar uma leitura e expandir o repertório. Assim, é possível se aprofundar em determinados gêneros e temas, ter dicas de leituras e também iniciar a leitura e discussão de novas obras.

Esses produtores de conteúdo não estão restritos apenas ao YouTube. No eles são chamados de “bookstagrammers”, e no de “bookstans” – geralmente criadores de conteúdo já presentes no YouTube e no – criando comunidades para falar sobre o mundo dos livros.

 

Confira abaixo alguns vídeos sobre o assunto:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ijnyZ996pj8

 

Dia Nacional do Livro: influenciadores fazem leituras coletivas em vídeos
Mais notícias