Publicidade

Tutorial: 3 receitas econômicas de amaciante para fazer em casa

Produtos caseiros podem ter o cheiro personalizado com o perfume que desejar para suas roupas

Para você que gosta de produtos naturais, saiba que é possível fazer amaciante caseiro sem gastar muito e de forma ecologicamente correta. Além disso, os produtos industrializados têm compostos químicos na sua formulação que muitas vezes podem causar alergias ou reações desagradáveis na pele.

O amaciante caseiro pode ser preparado com produtos que você tem na sua casa como vinagre branco, condicionador de cabelo, sabonete, bicarbonato de sódio, entre outros.

Ao produzir seu amaciante caseiro, você pode utilizar os perfumes de sua preferência para deixar as roupas com o aroma que você gosta. A redação do MidiaMAIS separou 3 receitas para você usar na máquina de lavar roupas ou no tanque que vão surpreender pelos ingredientes fáceis de encontrar. Confira: 

1. Receita de amaciante caseiro com vinagre branco

Ingredientes

  • 1 Litro de vinagre branco;
  • 30 gotas de óleo essencial com seu perfume favorito;

Modo de preparo

Em uma garrafa pet coloque o vinagre branco e misture o óleo essencial. Para finalizar, misture o produto até o líquido ficar homogêneo. O vinagre branco é um ingrediente barato que ajuda a conservar a cor dos tecidos.

2. Receita de amaciante caseiro com condicionador de cabelo

O amaciante caseiro com condicionador de cabelo é um produto muito eficiente para finalizar a lavagem das suas peças de roupas. Além disso, conserva os tecidos e amacia as fibras.

Ingredientes

  • 750ml de vinagre branco;
  • 500ml de condicionador de cabelo;
  • 1,5 litros de água quente;

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água quente e o condicionador de cabelo. Dissolva completamente. Em seguida, misture o vinagre branco até o líquido ficar homogêneo. Após esfriar o produto, você já pode utilizá-lo na lavagem de suas roupas.

3. Receita de amaciante caseiro com óleo essencial de lavanda

Ingredientes

  • 2 xícaras de vinagre;
  • Óleo essencial de lavanda;
  • 3 xícaras de água;
  • 1 xícara de bicarbonado de sódio;

Modo de preparo

Primeiramente misture em um balde uma xícara de água e outra de vinagre. Em seguida, junte ½ xícara de bicarbonato de sódio e continue batendo até dissolver por completo. Reserve a mistura e deixe descansar por 30 minutos.

Depois é preciso acrescentar o restante da água, vinagre e o óleo essencial. Mexa até a mistura ficar homogênea e com uma consistência cremosa. Deixe o produto descansar novamente por 8 horas e acrescente mais ½ xícara de bicarbonato de sódio.

Para conservar o amaciante caseiro com óleo essencial de lavanda, embale o produto em vasilhas não transparentes e com tampas. Agora que você aprendeu como fazer amaciante caseiro, faça você mesmo na sua casa e produza produtos naturais!

Mais notícias