DIY: 6 receitas caseiras de produtos de limpeza

Chega de gastar rios de dinheiro para deixar a casa limpa

Fazer uma faxina completa é uma tarefa que precisa ser feita, no mínimo, uma vez por semana. E claro que é um trabalho que demanda tempo e dinheiro para comprar os produtos milagrosos que vão manter a sua cozinha ou sala impecáveis. Mas será mesmo que precisamos gastar nesses produtos? Será que não existem algumas receitas caseiras que são tão boas quanto aquele tira manchas que você viu no mercado?

A resposta é: sim! Você consegue fazer seus próprios produtos naturais de limpeza em casa e o melhor, com ingredientes que você encontra na sua cozinha. Confira 6 receitas caseiras para deixar a casa limpa sem gastar muito:

Limpador multiuso

O multiuso caseiro é seu maior aliado na hora da limpeza. Assim como os industrializados, é perfeito para ser usado em vários lugares da casa, como balcões, pisos, azulejos e pias. Para produzir você vai precisar de:

  • 500 ml de água
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de vinagre
  • 1 limão

Depois de separar a quantidade certa dos ingredientes, basta colocar a mistura em um frasco com borrifador e agitar bem. Na hora da limpeza, use um pano seco e limpo e dê adeus a sujeira e a gordura.

Limpa Vidros Caseiro

Nem sempre limpar os vidros é uma tarefa fácil. Alguns produtos comercializados acabam manchando o material e, se não limparmos com cuidado, o vidro pode ficar mais gorduroso que antes.

Para fazer o seu limpa vidros caseiro, separe:

  • 5 litros de água
  • 1 colher de de vinagre
  • 1 colher de de álcool

Use um balde para fazer a mistura, depois armazene em um borrifador simples, daqueles comprados em lojas de jardinagem ou perfumarias e use um pano seco ou jornal para passar o produto no vidro.

Uma boa dica é fazer essa limpeza em dias nublados ou no final da tarde. Deixar o produto secar no Sol pode fazer com que manchas apareçam ou que não seque uniformemente.

Tira manchas

Essa é uma das receitas mais fáceis de fazer! Se você encontrar qualquer mancha na sua camisa, calça, cortina e até mesmo no tapete, esse tira manchas com produtos naturais vai te ajudar na limpeza. Você vai precisar misturar, em quantidades iguais:

  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre

Deixe a mistura agir sobre a mancha por alguns minutos, limpe o local com um pano úmido e pronto. No caso de uma roupa, coloque a peça para lavagem normal logo em seguida. Fácil, né?
Agora, se a mancha é mais resistente, conheça outras misturas no nosso guia de como tirar manchas das roupas.

Desentupidor de pia

E se a gente te falasse que a mesma mistura de bicarbonato e vinagre também consegue desentupir a sua pia? Sim, essa composição mágica ajuda na tarefa de desentupir canos pequenos.

Para ralos ou canos maiores, procure um profissional. Afinal, você precisaria de uma grande quantidade da solução.

Limpador de grade de fogão

Famosa por acumular bastante gordura, as grades do fogão são uma das partes mais complicadas de serem limpadas. Até agora!

Veja essa receita de como limpar a grade do fogão:

  • Um saco plástico que dê para fechar bem
  • Um frasco de amônia

Coloque as grades engorduradas dentro do saco, junto com a amônia e feche bem. É importante que o vapor da amônia não saia do saco e fique agindo sobre as grades. Após 2 horas neste banho, você pode lavar as grades normalmente com uma esponja de aço que elas ficarão limpas como nunca.

Desengordurante

Este produto é perfeito para limpar os locais que têm mais contato com gordura: a mesa do fogão, a pia e até os azulejos da sua cozinha.

  • Detergente
  • Vinagre

É só fazer uma mistura homogênea e aplicar com umas esponja macia. Simples assim!

Uma dica valiosa para estes produtos caseiros é fazer somente quando for usar. Eles não possuem conservantes e, com o passar dos dias, pode ser que percam a eficácia da limpeza e até estraguem.

Pronto, com essas dicas você já consegue fazer aquela faxina em casa gastando pouco e o melhor de tudo, ajudando o meio ambiente!

Mais notícias