Comédia, ficção, documentário: confira os destaques do Festival de Cinema da REME

Criançada botou a mão na massa e realizou produções audiovisuais dignas de aplausos.

Para estimular a criatividade da criançada e fazer parte do conteúdo pedagógico dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a primeira edição do Festival de Cinema da Reme foi um sucesso de inscrições e resultado. A criançada e seus professores levaram a sério a ideia de produzirem um filme e de lá saíram curtas metragens de comédia, drama, ficção, reportagens, uma grande variedade de temas.

O Festival foi realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Divisão de Tecnologia Educacional e do Projeto Diálogos em Educomunicação Rádio na Escola e pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Museu da Imagem e do Som. A premiação dos filmes vencedores ocorreu no dia 25 de novembro, no Teatro Glauce Rocha, com direito a exibição dos curtas e a criançada orgulhosa, vendo suas produções no telão.

Agora, com os vídeos liberados, selecionamos 10 produções pra você conferir o potencial criativo de uma turminha que não brincou no ponto e realizou filmes divertidos, informativos, de conscientização e fofos demais. Os vídeos poderão ser vistos também na programação da TVE Cultura, uma das apoiadoras da iniciativa.


Vamos começar? Divirta-se!

Curta Mulheres Extraordinárias |documentário| E. M. Prof. Licurgo de Oliveira Bastos.

O documentário Mulheres Extraordinárias, apresenta o projeto que contempla questões nas quais envolvem a violação dos direitos das mulheres, objetivando promover o empoderamento das mesmas. Ele também busca mostrar aos educandos, em especial as meninas, que seu empoderamento não está envolto ao mostrar e desmerecer sua capacidade de conquista ao meio vivido e vivenciado. No projeto os educandos do Sétimo Ano B, se aproximam da realidade cotidiana das mulheres como intermediadoras do processo, sendo igualmente levadas/os à reflexão crítica dos conteúdos abordados. Assim, a iniciativa é de apresentar-lhes os livros para leitura: Eu Sou Malala e O Diário de Anne Frank, para mostrar-lhes que suas conquistas podem ser inspiradas em mulheres que não tiveram a necessidade de mostrar e ou ofertar sua imagem e com isso estimular o protagonismo no processo de transformação social.

TODOS contra a Dengue  – E. M. Prof. Hercules Maymone

Isabel, Livia e Isabela dão uma lição de iniciativa, elas não deixam para amanhã o que pode ser feito hoje e dão o exemplo de que todos não importa a idade podem fazer a sua parte. No curta e las se unem para acabar com as possibilidades do mosquito Aedes se reproduzir na escola e com isso mais alguém adoecer por causa da Dengue. Créditos Direção e produção geral: Mirian Karla dos Santos Janú. Elenco: Isabel Messias Morais, Livia Siqueira Copiaky, Isabela Mesa Lucio Maia e Professora Rosangela Santana Maciel.

João e Maria, no caminho das diferenças, E. M. Fauze Scaff Gattass Filho

A clássica história de João e Maria em um formato que jamais foi contado. Duas crianças doentes e intoxicadas por alimentos industrializados, encontram um caminho de gostosuras nutritivas e saudáveis, com personagens que realmente representam a diversidade humana, uma receita de aventura e aprendizagem.

O Quebra-Cabeça – E. M. Bernardo Franco Baís

Em “O Quebra–Cabeça” os colegas de turma Rafael e Lucas nos ensinarão a jogar o maior quebra–cabeça de todos. Um quebra–cabeça onde todas as peças são importantes e suas diferenças torna o jogo ainda mais incrível. Todas as peças têm seu lugar nesse jogo e nenhuma pode faltar. Qual dessas peças fechará esse quebra–cabeça?

///Professor Coordenador do Curta Emanoel Saez (Manolo) ///Professoras Parceiras Larissa Garcia Rodrigues Rivarola Jessika Alvarenga Lima Luciana de Assis (A.E.I.) Celia Marcia Oliveira da Silva (A.E.I.) Suzieleide Aparecida Costa (T.I.) ///Estudantes Rafael dos Reis Severino Lucas Azevedo Mendes Bianca Maria Menezes Barbosa Emanuelly Ortega Alegre Ícaro Furuyama Suzuki Roger Fernandes da Silva Debora Vitória Galvão da Silva Natália Radassa Marques Lossávero Thamires dos Santos Braz Nauanny da Silva Lopes

Protagonismo Juvenil – E. M. Profª Gonçalina Faustina de Oliveira

Com enfoque na liderança do jovem e seu protagonismo, este mini documentário mostra a as atividades realizadas na escola municipal Gonçalina Faustina de Oliveira e mostra os bastidores da montagem do espetáculo teatral “Os Saltimbancos”.


A Nova História dos Três Porquinhos – E. M. Nazira Anache

Recontagem da história dos três porquinhos, onde o Lobo Mau na verdade é bonzinho e só quer brincar. Alunos participantes: Guarda Florestal – Emanuel Martins Mazin Horta Lobo Mau – Pedro Lucas P. Martins Porquinho 1 – Vitor Hugo Ferreira da Conceição Porquinho 2 – Matheus Poganski de Souza Porquinho 3 – Miguel Pina de Oliveira Filmagem e edição: Coordenadora Rita de Cássia Cavalli Andrade Direção e apoio: Professora Maria Ivone te Siqueira Professora Sandra Luzia Alves.

As Cores das Pessoas – E. M. Cel. Sebastião Lima

”Sabe, sempre fico pensando as cores do arco-íris são tão bonitas, as cores do lápis também mas e as cores das pessoas, de onde vem?” EQUIPE Coordenadora: Prof. Maria Cecília Serafim Professora de Apoio: Janaina Zuza Silva Roteiro: Prof. Maria Cecília, Ana Beatriz, Henrique, Renato, Sarah e Roger. Elenco: Alunos Giovanna, Ana Luiza, Ana Beatriz, Renato, Gabriel, Leandro, Roger, Nicolas, Ana Júlia e Prof. Maria Cecília.


Documentário “Onde Estou?” – E. M. João Evangelista Vieira de Almeida

Esse documentário é fruto do trabalho realizado com os alunos das turmas do 3° Anos A e C nas disciplinas de História e Geografia com Prof. Eliane Araujo de O. dos Santos e apoio pedagógico de Prof. Rosana Florença, Elisabeth Vierma e Sonia Oliveira na E. M. João Evangelista Vieira de Almeida.

Cotidiano Interrompido – E. M. João de Paula Ribeiro

Baseado em uma história real, o curta “Cotidiano Interrompido” traz uma reflexão sobre preconceito racial. Retratando um menino negro (Hérik Ferreira Guimarães) de classe social alta, que ao sair de sua casa para passear com o seu cachorro (Bud), da raça border collie, senti o preconceito no olhar de uma mulher(Ana Clara Bento Sanches), que deparou com a cena na rua. Produzido para gerar uma sensibilização sobre o tema, o curta também traz dados quantitativos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre as taxas de violência à população negra no Brasil.

Consulesa: Nossa Escola, Nossa Vida – E. M. Consulesa Margarida Maksoud Trad

O documentário celebra o aniversário de 19 anos da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad localizada em Campo Grande, ao trazer alguns relatos sobre os projetos desenvolvidos na escola: a atuação na Educação Especial, na Educação de Jovens e Adultos, na comunidade terapêutica Esquadrão da Vida e nas atividades esportivas, sob a perspectiva dos próprios alunos, professores, coordenadores e direção, evidenciando sua importância para a comunidade escolar. Direção, Roteiro e Edição: Thiago da Silva Melo Fotografia: Ana Carolina Rodrigues de Paulo Rafael de Souza Dias, Júlia Maria Figueiredo Alves Maysa Soares Barbosa

Mais notícias