#CG120: A cura através da natureza: Conheça a incrível história do Frei Jonas

Conheça o Projeto Viver Natural, trabalho social realizado no Parque do Lageado, em Campo Grande.

Lá do Parque do Lageado, bairro de Campo Grande, vem uma história daquelas de se emocionar. Fomos lá conhecer o Projeto Viver Natural, encabeçado pelo Frei Jonas, que realiza um belo e inspirador trabalho social.

Nascido no Maranhão, criado por uma família extremamente religiosa, Frei Jonas cresceu praticamente dentro da igreja. Com pais muito católicos, alguns primos padres e primas freiras, a vocação falou mais alto e o levou a seguir a carreira religiosa. “Por causa da minha criação surgiu o interesse, a vontade de trabalhar na igreja, para igreja e para o povo”, conta Frei Jonas.

Na juventude, foi mandado para a Europa, onde ele teve a oportunidade de estudar, se graduar em alguns cursos e abrir seu leque de conhecimento. “Primeiro estudei Filosofia e Teologia, depois me formei e voltei pro Brasil. Passou um tempo, retornei à Europa, fiz Medicina e Assistência Social.  Quando concluí Medicina, fui mandado à França pra fazer residência médica, mas a intenção da igreja não era para que eu trabalhasse como médico, e sim, que eu tivesse todos os conhecimentos para poder lidar com as pessoas doentes”, relembra. Todo conhecimento adquirido durante os anos de estudo são aplicados hoje no Projeto Viver Natural.

O que chama bastante atenção são as plantas e ervas espalhadas pelo quintal, um grande espaço verde onde tudo é aproveitado. Ainda na Europa, Frei Jonas também se graduou em Fitoterapia e Psicanálise e foi na natureza que ele encontrou os melhores remédios para cura de diversas enfermidades. “Você chega e vê (o terreno), acha que tudo é mato, que tem que limpar o quintal, mas no fim, tudo aqui é útil”, conta o Frei, no grande terreno de ervas medicinais e plantas diversas.

Frei Jonas no terreno onde extrai toda matéria prima para seus remédios (Foto: Leandro Marques)

O Projeto Viver Natural também conta com espaços para o uso da população, como uma biblioteca. Já as áreas destinadas aos tratamentos, contam com salas de acupuntura, terapia com argila, cromoterapia, entre outros. Lá também tem seu laboratório, de onde saem florais, chás, xaropes… com matérias primas colhidas ali mesmo.

Outro espaço que impressiona, é a bela horta cultivada por lá. O cheiro de terra molhada, o aroma das hortaliças e os tons de verde, refletem o cuidado e todo trabalho que é realizado por lá. A horta também contempla a população local e o adubo utilizado é natural, feito com resto de frutas e verduras cedido por supermercados e a própria vegetação local, formando uma grande compostagem.

Os atendimentos são realizados às quartas e quintas-feiras, das 9 às 18h (quarta para os que estão em tratamento e quinta para os novos pacientes). Uma farmacinha natural também pode ser encontrada por lá, onde as pessoas podem adquirir, a um valor acessível, os remédios, xaropes e florais produzidos pelo Frei.

Frei Jonas cercado por plantas e ervas medicinais (Foto: Leandro Marques)


Visite o Projeto Viver Natural

O projeto é aberto a todos que queiram conhecê-lo. Ele fica no bairro Pq. do Lageado, neste endereço:
Rua Dário Anhaia Filho, 704, Parque do Lageado.

Para mais informações, o contato é o (67) 3380-1601
Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoViverNatural/

Mais notícias